O atual estoque do Banco de Leite do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, em Feira de Santana, da apenas para uma semana de consumo dos bebês internados, caso nenhuma doação seja feita. Estão em estoque apenas 20 litros.
O leite doado alimenta os recém-nascidos de baixo peso internados na UTI Neonatal e aqueles que aguardam o ganho de peso no projeto Mãe Ganguru – o método consiste em colocar o bebê verticalmente no corpo da mãe.
A enfermeira do BL, Nadja Vieira, sensibiliza as mães ao afirmar que “doar leite é salvar vidas”. Ela diz que qualquer uma pode ser doadora, contanto que esteja produzindo leite em excesso. Para isso, elas devem entrar em contato pelo telefone 3602-7156, que será agendada uma visita à residência. Na oportunidade serão avaliadas e transmitidas as orientações necessárias.
Atualmente 33 mães estão cadastradas. Contudo, há dias que elas não produzem o alimento suficiente para doá-lo. “A equipe realiza visitas domiciliares duas vezes na semana. Acontece de chegar e não ter o alimento para trazê-lo”, diz Nadja.
A pequena Aylla Valentina nasceu há três semanas aos sete meses de gestação. Após permanecer na UTI, nesta segunda-feira, 18, foi para o quarto onde é desenvolvido o método Mãe Ganguru.
Sem ter o alimento o suficiente para amamentá-la, a estudante Amanda Santos, 17 anos, natural de Jacobina, comenta a tranquilidade em saber que sua filha está sendo alimentada através do Banco de Leite. “Se não tivesse esse leite armazenado, a minha filha ficaria com fome, porque não consegui produzir uma quantidade suficiente”. A recém-nascida faz a ingestão do alimento através de um copinho, que é levado diretamente na boca.
0 comentários :
Postar um comentário