Autor de sucessos como ‘Verdade’ e ‘Todo menino é um rei’, compositor baiano se apresenta neste domingo, dia 17, no projeto Boca de Brasa.
Autor de canções consagradas na voz de grandes nomes da música brasileira como Zeca Pagodinho, Martinho da Vila e Jorge Aragão, Nelson Rufino se apresentará neste domingo, dia 17, a partir das 17 horas, no final de linha do Uruguai, em mais uma etapa do Boca de Brasa.
O evento corresponde à mostra final com o resultado artístico das oficinas que serão realizadas a partir de amanhã (13) até o próximo sábado (16). Serão ministradas aulas de Danças Urbanas, Teatro de Rua, Produção Musical, Criação Literária, Elaboração de Projetos e Gestão de Grupos, Audiovisual e Home Studio.
Antes da apresentação do sambista, os resultados das oficinas acontecerão divididos em atuações individuais e em grupos artísticos. Um caminhão-palco, que será instalado no local, foi equipado com estrutura completa que envolve iluminação, camarim, sonorização adequada e equipe técnica para esta mostra.
O projeto Boca de Brasa é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Turismo e Cultura do Estado da Bahia (Sedes).
Nelson Rufino – Como compositor, teve a primeira canção gravada em 1970 por Eliana Pitmann, “Alerta Mocidade”. Ao lado de Edil Pacheco e Alcione, gravou “Aruandê”. Em 1976, Roberto Ribeiro gravou “Tempo Eh”, com Zé Luís gravou “Rose” e com Ederaldo Gentil e o conjunto ‘Nosso Samba’, “Jandirá” e “A Verdade dos Seus Olhos”. Entre os interpretes que gravaram canções de Nelson Rufino, estão Jorge Aragão, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Emílio Santiago, Roberto Ribeiro e Zeca Pagodinho, além do internacional Paul Murriat, que regravou “Vazio”.
Rufino também fez história no Carnaval de Salvador. A música, batizada “Portais da Bahia”, um samba-enredo composta para Escola de Samba Filhos do Tororó, levou a agremiação a ser campeã do carnaval. Mais três sambas-enredo para o Bloco Apaches, e virou estrela na Bahia.
Desde a década de 90, criou movimento de samba chamado “Alerta Geral”, que sai às quintas-feiras de Carnaval. Nos dias de hoje, ainda envolvido com o a festa do Momo, fundou o Bloco ‘Amor e Paixão’. Entre os discos gravados estão “Bahia de Todos os Sambas” (1975), “Viva Meu Povo” (1992), “Cadê Meu Amor” (2003) e “Minha Vida” (2010).
Mostra Pública Boca de Brasa – Uruguai
Atrações: Nelson Rufino e artistas locais
Dia: 17 de agosto (domingo)
Horário: a partir das 17h
Local: Final de linha do Uruguai
Gratuito
0 comentários :
Postar um comentário