Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Oficina de Música com Mokhtar Samba

A Pracatum Escola de Música e Tecnologias em parceria com a Fundação Palmares trás para Salvador/Candeal o internacional baterista e percussionista Senegalês Mokhtar Samba, que vem se destacando pela diversidade e a inovação na produção da música africana atual.

Oficina de música com Mokhtar Samba 
A Pracatum Escola de Música e Tecnologias em parceria com a Fundação Palmares promoverá no período de 15 a 18 de Setembro, no Candyall Guetho Square, a oficina de música com o baterista e percussionista senegalês Mokhtar Samba, que vem se destacando pela diversidade e inovação na produção da música africana atual. 

Realizado por meio do programa VEM PRA CA TU e parte integrante do Projeto Áfricas - Oficina de Criação e Transformação Musical, o evento é voltado para músicos profissionais e tem a finalidade de discutir os ritmos musicais pertencentes às diferentes Áfricas, como também outras vertentes da música percussiva, permitindo aos participantes momentos de discussão, busca por novas experiências e qualificação para atuação no mercado de produção musical. 

Serão oferecidas 40 vagas e as inscrições podem ser realizadas através do site www.pracatum.org.br, no período de 01 a 10 de setembro. 

Mokhtar Samba 

Apaixonado pela música aprendeu a tocar bateria aos 12 anos e estudou no Conservatório de Paris, onde conheceu a teoria musical. 
Começou sua carreira profissional em 1977, acompanhando artistas como Vivian Reed e Nicolle Croisille. Tocou com grandes nomes da música como Jean Luc Ponty, Joe Zawinull, Jaco Pastorius, Salif Keïta e Carlinhos Brown. 
Nos anos 80, estreou no jazz com o grupo ONJ (Orchestre National de Jazz) d’ Antoine Hervé, mas foi no grupo parisiense Ultramarine, em sua constante busca pelo novo que lançou seu talento multiforme. 
Mais tarde, aprofundou seus conhecimentos e fundou o grupo Nayal, onde criou um repertório cruzando ritmos da África, Europa e Maghreb.  

Em 2001, elaborou o livro Áfrican Rhytms and Independence for Drumset, onde apresenta importantes estilos da linguagem musical do continente africano e em 2004, lançou em carreira solo, o álbum Dounia.  

Pracatum Escola de Música e Tecnologias
Fundada em 1999, a Pracatum - Escola de Música e Tecnologias traz como foco do seu trabalho o ensino profissionalizante no campo musical. Sendo um espaço de aprendizagem já reconhecido no cenário baiano, a Escola visa qualificar seus alunos no universo musical tanto no que tange ao aprendizado prático de instrumentos, quanto ao estudo das teorias musicais, seus repertórios e processos históricos. Ou seja, a Escola se propõe a pensar a música a partir de suas múltiplas facetas, buscando ser, através de um ensino de excelência, um espaço de referência para aspirantes, músicos e estudiosos.
Sendo um projeto da Associação Pracatum Ação Social – APAS, a Escola de Música e Tecnologias, ao longo de sua trajetória, sempre se preocupou com o desenvolvimento social, estabelecendo também uma forte relação com a comunidade. A Pracatum -Escola de Música e Tecnologias traz como proposta pedagógica a apropriação dos ritmos populares e a busca por inovações. Pensando as novas tecnologias aplicadas ao ensino da música, nossos educadores buscam ferramentas que auxiliem o desenvolvimento do estudante aumentando seu repertório e desempenho musical, ensinando técnicas e teorias musicais como suporte para a improvisação, a construção criativa e a prática livre. Na Escola, nos propomos a pensar a música em todas as suas dimensões, descobrindo suas múltiplas possibilidades para poder melhor utilizá-las.
Desde sua fundação, a Escola já formou cerca de 2 mil músicos, num espaço pedagógico que vai além da sala de aula, proporcionando o desenvolvimento de estudos, pesquisas e produções no terreno musical. Tudo isso, com uma estrutura que dispõe de estúdio de gravação, salas de aula, biblioteca, estúdios individuais e para prática em grupo, e sala de instrumentos, com cerca de 400 instrumentos diversificados.
A oferta de ensino de música profissional se dá através de cursos, oficinas e workshops, proporcionando aos alunos as mais diversas vivências e intercâmbios, atendendo a um publico heterogêneo e multicultural dos mais variados lugares do país e do mundo. Acreditamos que experiências como essa, da Pracatum - Escola de Música e Tecnologias se multiplicam e se reinventam nos muitos espaços que a música pode alcançar.

Evento: Oficina Internacional de Criação e Transformação Musical com Mokhtar Samba
Data: 15 a 18 de setembro
Horário: 09 as 12 e 14 às 18h.
Local: Pracatum – Escola de Música
Inscrições: 01 a 10/09 através de cadastro no site: www.pracatum.org.br e envio de currículo profissional para: africas@pracatum.org.br
Resultado: 12/09

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑