Palestra aborda ataques de moscas brancas e ácaros a coqueiros.
Durante a Fenacoco, houve uma palestra sobre a propagação de ácaros e moscas brancas nos coqueirais. Os conferencistas convidados foram Adenir Teodoro; Aldomário Santo e Denise Navia, todos da Embrapa. O evento aconteceu no Centro de Convenções da Bahia.
De acordo com Aldomário Santo as primeiras espécies da mosca branca foram registradas em 2009, poucos foram se espalhando pelos estados brasileiros. Denise Navia alertou para a rápida disseminação do ácaro vermelho das palmeiras, que vem se espalhando, desde 2005, e que afeta também bananeiras. “Os ácaros estão se manifestando muito rápido e chegando a Manaus, Pará e Iranduba. Em Roraima, onde foi feita a primeira descoberta, os produtores perderam a produção que seria exportada”, explica.
O ácaro se manifesta, sobretudo em tempo seco. Ao afetar as folhas, é como se houvesse uma queima nas bordas até o centro. A maior causa da sua disseminação é o transporte de material vegetal. De acordo com Adenir Teodoro, “ainda não foi possível fazer uma erradicação total da praga porém pode ser combatida com o óleo de algodão. Vamos pesquisar ainda outros tipos de óleos”.
0 comentários :
Postar um comentário