Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Plano Estadual do Coco é lançado

Plano Estadual do Coco é lançado para atender cerca de dois mil agricultores

O Plano Estadual de Renovação e Dinamização da Cadeia Produtiva do Coco, que vai atender cerca de dois mil agricultores familiares, foi lançado pelo governador Jaques Wagner e o secretário da Agricultura, Jairo Carneiro, nesta quarta-feira (6) durante a terceira edição da Feira Nacional do Coco (Fenacoco 2014), que acontece até sexta (8), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

”Essa talvez seja uma das culturas mais tradicionais do nosso estado. Quando se fala em Bahia é fácil associar ao coco. Nós somos o maior produtor no Brasil, com 38% da produção nacional, e como estamos fazendo em outras cadeias produtivas, lançamos o plano para atender a muitas pessoas”, afirmou Wagner.

O plano estadual abrange desde a produção das mudas, passando pela capacitação do pequeno produtor, informações técnicas para enfrentar pragas, prevenindo contra prejuízo às lavouras, até a orientação para a comercialização. ”Nós temos 240 mil pessoas que vivem da atividade da lavoura do coco e isto vai ampliar intensamente. Utilizando técnicas e tecnologias para a produção, vamos oferecer maior produtividade a menor custo”, explicou o secretário.

Feira

Esta é a primeira vez que a Fenacoco é realizada na Bahia. Um dos motivos é o fato de o estado ser o maior produtor de coco do Brasil. A região Nordeste representa 82,28% do total de área plantada e 69,25% do volume de produção.

”Nós criamos esse evento com o objetivo de juntar todo o povo da cadeia produtiva do coco, desde o pequeno produtor. Aqui a ideia é participar do processo de capacitação destes trabalhadores. É necessário, uma vez que o coco é um produto de grande valor”, afirmou o presidente do Fenacoco, Francisco Bezerra de Menezes.

A feira reúne 26 estandes que expõem mudas de coco e artesanato feito por produtores, com a fibra do coco seco, também aproveitada para a produção de biomanta utilizada em malhas de contenção de encostas. Presente em algumas encostas situadas na Avenida Paralela, na capital baiana, a biomanta evita a erosão e ajuda no processo de revegetação.

No evento, também é possível encontrar a água de coco produzida no litoral norte da Bahia. A empresa Aurantiaca é a única no Brasil a realizar esse tipo de produção sem conservantes. Durante a Fenacoco, além da visitação aos estandes, agricultores e empresários do setor têm a oportunidade de participar de palestras e outras atividades sobre o assunto.
Foto: Manu Dias/GOVBA

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑