Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Quais são as profissões mais perigosas?

Foto Ag Portal Salvador Notícias
Todas as profissões apresentam riscos, mas as mais afectadas são as seguintes:

Trabalhadores agrícolas, silvícolas e pescadores
Trabalhadores da construção civil
Carpinteiros
Motoristas
Enfermeiros
Empregados de limpeza
Mineiros
Operadores de máquinas
Artífices
Alfaiates
Trabalhadores do comércio retalhista
Trabalhadores da indústria hoteleira, da restauração e do catering
Secretários e dactilógrafos
Carregadores/descarregadores

A classificação das profissões mais perigosas do Mundo é baseada nos dados recolhidos pela rede de informação e ocupação do trabalho dos Estados Unidos da América. A pontuação privilegia a análise do risco para a saúde, exposição a materiais e substâncias contaminadas, doenças e infeções, radiação  e risco de ferimentos leves. 

Todas as profissões são valiosas e todas têm os seus perigos! 

Os seguranças, os enfermeiros, os médicos, os electricistas, os tratadores do Zoo, os veterinários, os mineiros, os engenheiros, os operários que trabalham com máquinas, os bombeiros, os pedreiros... 

No Brasil, porém, dados do Ministério do Trabalho mostram que a atividade econômica com o maior número de vítimas fatais é o setor madeireiro, com 37 óbitos para 100 000 empregados durante o ano de 2000.
  
Os acidentes de trabalho têm probabilidades muito maiores de serem fatais quando ocorrem em lugares de onde é impossível escapar. “É o caso de mergulhadores profissionais, de trabalhadores em minas subterrâneas e em plataformas petrolíferas. E também de técnicos de linhas de transmissão de energia, que lutam contra o vento pendurados, a 30 metros de altura, em cabos que transportam mais de 200 000 volts”, diz o físico Damásio de Aquino, da Fundação de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), em São Paulo, órgão filiado ao Ministério do Trabalho, que é o maior centro de pesquisas sobre o assunto em toda a América Latina. Por incrível que pareça, nem a Organização Mundial do Trabalho tem um ranking estatístico ou um estudo global que aponte as profissões com os índices de óbitos por acidente mais elevados.
Foto Ag Portal Salvador Notícias
No Brasil, porém, dados do Ministério do Trabalho mostram que a atividade econômica com o maior número de vítimas fatais é o setor madeireiro, com 37 óbitos para 100 000 empregados durante o ano de 2000. Em segundo lugar, vêm as ocupações ligadas à extração mineral, categoria que reúne duas das profissões de mais alto risco: mineração subterrânea e extração de petróleo (principalmente nas famigeradas plataformas marinhas citadas acima). No caso da indústria madeireira, o pior é que boa parte dos acidentes poderia ser evitada com máquinas mais seguras. “A maioria das mortes ocorre naquelas serrarias espalhadas em cantos remotos do país, onde não há uma pressão para a melhoria das condições de trabalho e não se investe em mecanismos de proteção”, afirma Damásio. O mais recente estudo do gênero nos Estados Unidos, realizado na década de 90, também apontava para o perigo das madeireiras.

Um operador de serras tinha uma chance de morrer em serviço 20 vezes maior que a média dos trabalhadores em todos os outros setores – de longe, a profissão mais perigosa do país.

Massacre da serra elétrica
Estes foram os setores mais perigosos da economia brasileira durante 2000
Atividade - Indústria madeireira

Mortes* - 37

Atividade - Extração mineral (incluindo petróleo)
Mortes* - 29

Atividade - Construção civil

Mortes* - 26
Atividade - Refinação de álcool, petróleo e coquerias

Mortes* - 25

Atividade - Setor energético

Mortes* - 18

* A cada 100 000 empregados

Fonte: Ministério do Trabalho





0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑