Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 6 de setembro de 2014

Final de semana com tempo instável em grande parte do Estado


O primeiro final de semana do mês de setembro, que também marca a data das comemorações da independência do Brasil, será caracterizado por mudanças nas condições do tempo em praticamente toda Bahia. Isto se deve ao enfraquecimento da massa de ar seco, que vinha atuando há vários dias, permitindo o avanço de instabilidades sobre o Estado.

A passagem de uma frente fria pelo litoral da Bahia contribuirá para o aumento da nebulosidade em toda faixa centro-leste do Estado. Nas regiões Nordeste, Recôncavo e Sul, que é onde esse sistema atuará com maior intensidade, o céu se manterá nublado com ocorrência de chuvas a qualquer hora do dia. No domingo, dia 7 de setembro, as probabilidades de chuvas diminuem, e o sol volta a aparecer entre nuvens. As temperaturas deverão oscilar entre mínimas de 16°C e máximas de 27°C.

Embora com menor intensidade, esse sistema também poderá influenciar o tempo nas regiões Norte, Chapada Diamantina e Sudoeste, deixando o céu variando de nublado a parcialmente nublado e com possibilidades de ocorrer chuvas fracas e isoladas. Nestas áreas as baixas temperaturas continuam em evidência, onde as mínimas poderão chegar aos 10°C (menores índices do Estado), típicas dessa época do ano.

Na faixa centro-oeste, que inclui as regiões Oeste e São Francisco, a massa de ar seco continua atuando, porém de forma mais fraca e localizada, permitindo o avanço de áreas de instabilidades, que aliadas às altas temperaturas (com máximas de até 35°C), poderão provocar chuvas de forma isolada. Os índices de umidade relativa do ar, que nos últimos dias estiveram em torno dos 30%, voltam a se elevar, propiciando uma sensação de conforto. Apesar disso, devido ao elevado número de focos de queimadas que vem ocorrendo nessas áreas do Estado, continuam as recomendações de cautela quanto à utilização do fogo em qualquer atividade em campo, uma vez que, uma simples ponta de cigarro acesa sobre a vegetação pode trazer grandes prejuízos à região.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, o início deste final de semana terá predomínio de céu nublado, com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia. Já no domingo a nebulosidade diminui e o sol volta a aparecer entre nuvens. As temperaturas se mantêm estáveis, com valores variando entre mínimas de 21°C e máximas de 27°C.
Maré
Entre os dias 05/09 (sexta-feira) e 07/09 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre 00h30 e 02h30 e entre as 12h30 e às 14h30, com valores variando de 1,9 e 3 metros. Já a altura mínima deverá ser registrada no período entre as 06h30 e às 08h3 e entre 18h30 e 20h30, com valores variando de 0,1 a 0,6 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação de moderada a forte, com altura máxima podendo chegar a 3,5 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV)
No mês que inicia a estação da primavera, a tendência é que ocorra uma elevação nas temperaturas e, consequentemente, nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), como os que estão previstos para o período entre os dias 05/09 (sexta-feira) e 07/08 (domingo), quando deverão variar de 09 a 11. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes Índices estão classificados, respectivamente, nas categorias “Muito Alto” e “Extremo”, o que é recomendado o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas. Pois é nesse intervalo de tempo que os efeitos danosos à saúde são maiores.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑