Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Olodum recebe embaixador da Etiópia

Olodum recebe embaixador da Etiópia para comemorar Ano Novo do país no Pelourinho

Virada de ano da Etiópia acontece às 18h no horário brasileiro desta quinta-feira (11) e será festejado ao som dos tambores do grupo baiano. 

Pela primeira vez no Pelourinho, será comemorado o Réveillon de um país africano. E quem promove a celebração é o Olodum. O grupo recebe o secretário da embaixada da Etiópia no Brasil, Saraji Abdella, na Casa do Olodum, para saudar o novo ano etíope. No horário do Brasil, a virada acontece às 18 horas desta quinta-feira (11), quando os tambores irão rufar e aclamar a chegada de 2007 para a segunda nação mais populosa da África.

Em seguida, Abdella participa de uma palestra com o tema ‘Etiópia: Novo Espírito da África’ juntamente com o presidente do Olodum, João Jorge, e o conselheiro do Olodum e diretor do Mídia Periférica e Correio Nagô, Paulo Rogério, também na Casa do Olodum, que estará ornamentada caracteristicamente em homenagem a Etiópia, inclusive com a bandeira hasteada do país africano.

Chamado no país de Enkutatash (ano novo), que significa ‘presente de jóias’, é comemorado no primeiro dia do mês de Meskerem no calendário etíope e marca o retorno da Rainha de Sabá à Etiópia. Além disso, o calendário do país africano é atrasado em sete anos e oito meses em relação ao calendário gregoriano, que é seguido pelos brasileiros e muitos outros países. Sendo assim, os etíopes comemoram agora a virada para o ano de 2007.

Já no próximo domingo, dia 14 de setembro, as comemorações serão à base de música. Os tambores da banda percussiva do Olodum animam a Praça Tereza Batista (Pelourinho) e recebem convidados, a partir das 14 horas.



Olodum e a Etiópia 

Depois de anunciar que homenageará no próximo ano, um dos países mais antigos e a segunda nação mais populosa da África, com o tema da folia “Etiópia, a Cruz de Lalibela e o Pagador de Promessas”, o maior representante da cultura baiana pelo mundo alavancou as pesquisas para saber ainda mais da história da Etiópia. 

A diretoria do Olodum viajou ao país no começo do mês de agosto e iniciou as pesquisas presenciais sobre o próximo tema. Durante os estudos, os integrantes do bloco afro cumpriram uma agenda de diplomacia político-cultural na Etiópia, onde se reuniram com diversas autoridades do país, como por exemplo, o Presidente do Parlamento Etíope, equivalente ao Congresso Nacional Brasileiro, o senador Kassa Tekleberhan. 

No decorrer dos 35 anos, o Olodum se tornou um dos maiores representantes da cultura baiana e afro-brasileira por todo o mundo, promovendo um trabalho social voltado para as camadas mais necessitadas da capital baiana, além de estimular o comprometimento cultural do povo baiano e de milhares de pessoas em diversos países. Nessa linha, o Olodum concretizou mais uma parceria internacional, com o início dos estudos para programas de intercâmbio entre universidades do Brasil e da Etiópia, a expansão dos métodos da Escola do Olodum para população jovem etíope e a viabilização da presença de importantes artistas da Etiópia em eventos do Olodum até o carnaval. 

Às 18 horas desta quinta-feira (11), os tambores do Olodum saúdam a virada de ano etíope exatamente no mesmo horário que é comemorado no país africano.


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑