Os salva-vidas da Coordenadoria de Salvamento Marítimo de Salvador (Salvamar) participaram nesta sexta-feira (05) de um treinamento especial em piscina focado em recuperação e busca. Esse tipo de atividade ocorre na busca por objetos ou corpos, quando não há mais chance de salvamento. A reciclagem dos salva-vidas foi realizada na sede da Salvamar, localizada na orla de Patamares.
salvavidas
Durante o curso, que teve início na segunda-feira (01), os mergulhadores tiveram prática também no turno noturno, de forma avançada, com procedimentos e técnicas diferentes. Segundo Leandro Bahia, chefe do setor de Mergulhadores de Resgate, a ação noturna foi feita com uso de lanterna e sinalizador, treinando abordagem em baixa visibilidade, praticando apalpação para identificação de objetos. “Este teste nos faz utilizar mais do tato e audição. Nós fazemos teste de resposta para o caso de ocorrências reais, preparando os salva-vidas mergulhadores de resgate para quando a ação ocorrer de verdade”.
Ainda de acordo com a Bahia, a cada semana uma nova turma é criada com os mergulhadores, e o nível do treinamento varia de acordo com os participantes. Durante a manhã de sexta, o treino foi feito com uso de equipamento compartilhado em situações adversas, além de resgate de mergulhador na superfície. Toda a ação visa preparar os salva-vidas para a alta estação, onde há aumento das ocorrências.
.jpg)
0 comentários :
Postar um comentário