A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) volta a se apresentar na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador, no próximo sábado, 4 de outubro, às 18 horas, em mais um concerto com entrada gratuita, pela Série Manuel Inácio da Costa. Desta vez, a OSBA recebe como convidados o maestro, violinista e compositor cearense Arthur Barbosa e o violoncelista argentino Carlos Nozzi, como solista. Para o público foi reservado um programa de músicas contemporâneas e também do século XVIII: do próprio Arthur Barbosa, Suíte Scarpin; e dos compositores austríacos Joseph Haydn (1732-1809), o Concerto para violoncelo nº1 em Dó Maior, e Wolfgang. A. Mozart (1756-1791), a Sinfonia Nº 41 "Júpiter". A OSBA tem como curador artístico o maestro Carlos Prazeres, e é mantida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e do Teatro Castro Alves.
Carlos Nozzi (solista) – Nasceu em Rosário, Argentina. Desenvolveu seus estudos de violoncelo no Instituto Superior de Música; no Robert Schumann Institut de Düsseldorf, Alemanha, e no Conservatório de Lucerna, Suíça. Desde 1983 é solista de violoncelo da Orquestra Filarmônica de Buenos Aires. Também integra o Grupo Encuentros de Música Contemporánea, apresentando concertos na Europa, Estados Unidos, China e América Latina. Com frequência atua como solista convidado da Orchestre Symphonique du Jura, em Delémont, na Suíça. Em um momento memorável, em 1996, apresentou-se em Buenos Aires com o consagrado violoncelista Yo-Yo Ma, em um duo de Alain Barrière, sendo aclamado pela crítica e pelo público. Carlos Nozzi é professor do Instituto Superior de Arte do Teatro Colón, da Argentina. Participa ainda de importantes grupos de música popular, o Tanguíssimo e o Sexteto Nuevo Tango, último conjunto criado pelo mestre Astor Piazzolla.
Arthur Barbosa (regente e compositor) - Nascido em Fortaleza, Ceará, radicou-se no Rio Grande do Sul, desde 1995. Tem se dedicado intensamente à pesquisa das diversas manifestações musicais da América Latina, incorporado toda essa diversidade ao seu trabalho. Possui composições executadas em vários países por orquestras como a Camerata Bern (Suíça), Klagenfurt Symphony Orchestra (Austria), Orquestra Sinfônica de Mendoza (Argentina), Southern Mississipi Symphony Orchestra (EUA) e Symphony of the Américas (Flórida-EUA), entre outras. No seu acervo autoral estão sinfonias, concertos, músicas de câmara, arranjos e trilhas sonoras para espetáculos de dança, teatro e cinema. Desde 2006, Arthur Barbosa atua também como maestro, conduzindo suas próprias peças, além de reger diversas orquestras brasileiras com o repertório tradicional.
SERVIÇO:
O quê: ORQUESTRA SINFÔNICA DA BAHIA (OSBA) – SÉRIE MANUEL INÁCIO DA COSTA
Regente: Arthur Barbosa
Solista: Carlos Nozzi (violoncelo)
Local: Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico.
Data: 04 de outubro, sábado
Horário: 18h
ENTRADA GRATUITA
0 comentários :
Postar um comentário