Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Emoção marca chegada do maratonista Allan do Carmo

Emoção marca chegada do maratonista aquático Allan do Carmo à Bahia. 

“Somos campeões do mundo”. A frase, gritada a plenos pulmões, na área de desembarque do Aeroporto Internacional de Salvador, por Walmir Mamédio, pai do nadador baiano Allan do Carmo, deixou amigos e familiares emocionados durante o desembarque do campeão mundial de Maratonas Aquáticas de 2014, nesta terça-feira (21).

Recebido com muita alegria por fãs, amigos e familiares, Allan do Carmo não escondeu a emoção. "Eu ofereço o título de campeão a toda minha equipe e ao povo baiano". Com a mesma empolgação, ele citou o apoio que vem recebendo há nove anos (desde 2005) pelo programa FazAtleta, com patrocínio da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), na categoria Esporte Amador Olímpico e Paralímpico da Bahia (atletas e equipes).

Sorridente, mesmo depois de mais de 50 horas de viagem, da China ao Brasil, o atleta disse que não esperava tanta alegria, emoção e carinho. “Estou muito feliz. Este título é uma resposta ao meu trabalho e da minha equipe. É o primeiro conquistado por um brasileiro na competição e quero agradecer a todos que sempre acreditaram em mim, em especial, à minha família”.

Outras conquistas

O campeão afirmou que vem tendo um ano muito produtivo. “Em oito provas disputadas, conquistei cinco pódios e duas vitórias. O triunfo valeu a pena pelos anos que eu bati na 'trave', sem a conquista final”. Allan do Carmo lutava pelo título desde 2009, quando foi vice-campeão. Depois, em 2012 e 2013, terminou as provas em 3º lugar.

Para ele, o ano esportivo ainda não acabou. Allan tem a final do Brasileiro, em Inema, onde está liderando. As duas provas, de cinco e 10 quilômetros, serão nos dias 13 e 15 de novembro. Depois acontece seletiva para o Mundial de Kazan, no dia 7 de dezembro. Férias só depois da Travessia Mar Grande Salvador. “Eu e meu treinador, Rogério Arapiraca, estamos trabalhando para conquistar a tríplice coroa. Venci o Sul-americano, o Mundial e estou pronto para ganhar o Brasileiro”.

Melhores do ano

Com o título da temporada, Allan do Carmo está cotado para levar o prêmio de ‘Melhor Nadador de Águas Abertas de 2014’. Ele foi indicado junto com o russo Evgeny Drattsev, o alemão Thomas Lurz, o francês Axel Reymond, o macedônio Tomi Stefanovski e o holandês Ferry Weertman. Com dois troféus nas mãos, o nadador desfilou em um carro aberto do Corpo de Bombeiros do terminal aéreo até a sua casa, no bairro do Itaigara.

No último sábado (18), Allan confirmou o título de campeão da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas, em Hong Kong, terminando a competição com 121 pontos, enquanto os alemães Thomas Lurz e Christian Reichert tiveram, somaram 88 pontos. Outro brasileiro, Samuel Villarinho, ficou em 4º lugar no geral, com 86. Matematicamente, o baiano já havia conquistado o título ao vencer a penúltima prova do ano, realizada no dia 12 de outubro na China.

FazAtleta

O diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, que recebeu o atleta na chegada a Salvador, comemorou a maneira como Allan do Carmo valorizou o apoio recebido do FazAtleta. “Este programa, coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte [Setre], e realizado em parceria com a Secretaria da Fazenda [Sefaz], tem sido importante para muitos atletas baianos”. Para ele, as conquistas de Allan e de Ana Marcela destacam e valorizam a natação baiana. “Há que se ressaltar também o fato do atleta ter apenas 25 anos e um futuro brilhante pela frente. Esperamos vê-lo nas Olimpíadas Rio 2016, conquistando a medalha de ouro para o Brasil”.

Walmir Mamédio, ao lado da esposa Maria Augusta, disse que “esta conquista do meu filho Allan deve servir para fazer com que os empresários baianos atentem para apoiar os novos talentos, que surgem a cada dia, em todo o estado”. Para a professora de natação, Verbena Lis, namorada de Allan, “o apoio do FazAtleta para que Allan não saísse da Bahia foi fundamental. Hoje ele é um campeão mundial que representa todos nós. A vitória foi merecida pelo filho que é e pela dedicação à natação brasileira”.

Fonte Secom/Foto: Carol Garcia/GOVBA

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑