Livro histórico sobre a cachaça tem lançamento no Palacete das Artes
Publicação resgata a importância folclórica e cultural da cachaça, muito consumida nas bibocas e botecos das cidades do interior e dos bairros populares das metrópoles brasileiras.
O livro Cachaça, Moça Branca, um dos mais importantes estudos sobre a cachaça brasileira e sua relação com a cultura popular, será lançado em terceira edição pela Universidade Federal da Bahia (Editora da UFBA/Edufba) no dia 31 de outubro, às 17h, no Palacete das Artes. O livro, escrito por José Calasans, é considerado uma obra clássica sobre a história da cachaça, produto genuinamente brasileiro que remonta aos tempos da colonização do país, impulsionada pelos engenhos de cana de açúcar do Nordeste. Essa nova edição tem o propósito, sobretudo, de homenagear José Calasans, professor emérito da UFBA e reconhecido pesquisador baiano.
O livro "Cachaça, Moça Branca" é fruto de pesquisas realizadas por José Calasans durante a década de 1940, tendo sido publicado em duas edições durante o ano de 1951. Na época, suas investigações sobre a cachaça na poética e oralidade popular mereceram observações criteriosas de Luís da Camara Cascudo, Gilberto Freyre, Sodré Viana, Veríssimo de Melo, Manuelito Campos, Ivan de Andrade e Théo Brandão.
Serviço:
Lançamento do livro Cachaça, Moça Branca
31 de outubro, sexta-feira, das 17h às 21h
Palacete das Artes – Rodin Bahia

0 comentários :
Postar um comentário