A massa de ar quente e seco, que vinha perdendo força nessa última semana, volta a se intensificar. Com isso, as condições do tempo na Bahia previstas para os próximos dias deverão ser de céu ensolarado e sem chuvas na maior parte do Estado.
Nas regiões Norte, Nordeste, Chapada Diamantina, Oeste e São Francisco, onde a massa de ar atua com mais intensidade, os maiores reflexos são na elevação das temperaturas (com máximas de até 37°C) e redução nos índices de umidade do ar (podendo chegar aos 30%), atingindo assim níveis de atenção. Com essa previsão de tempo quente e seco, somada a vegetação já ressecada, principalmente na zona rural, recomenda-se cautela quanto ao manuseio com fogo, especificamente na preparação do solo para o próximo plantio, pois, uma simples ponta de cigarro acesa jogada fora, poderá dar origem a uma grande queimada, trazendo assim, danos irreversíveis à região.
Por outro lado, nas regiões do Recôncavo, Sul e Sudoeste, onde essa massa de ar atua com menos intensidade, quem continua influenciando o tempo nos próximos dias são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. Com isso, o predomínio deverá ser de céu nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas fracas. Nessas regiões as temperaturas também estão em elevação, com máximas de até 33°C, o que aumenta as chances de ocorrência dessas chuvas, principalmente, nas localidades mais próximas ao litoral, a exemplo da cidade de Salvador e região metropolitana.
Maré
Entre os dias 24/10 (sexta-feira) e 26/10 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre as 03h30 e às 05h30 e entre as 15h30 e 17h30, com valores variando de 2 e 2,8 metros. Já a altura mínima deverá ser registrada no período entre as 09h30 e às 12h30 e entre 21h30 e 00h30 (do dia seguinte), com valores variando de 0,1 a 0,3 metro. As ondas previstas para esse período deverão predominar com agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.
Índice de Radiação Ultravioleta (IUV)
A estação da primavera é o período de transição entre as estações de inverno e do verão, ou seja, nas primeiras semanas as temperaturas são mais amenas e com tempo seco (típica do inverno) e da metade para o final da estação essas temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas (típica de verão). Também é nessa estação que há maior incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Esse aumento pode ser visto na previsão para o período entre os dias 24/10 (sexta-feira) e 26/10 (domingo), quando os IUV’s deverão variar de 11 a 13. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes Índices fazem parte da categoria de intensidade “Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas, como: usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves. (Inema)
0 comentários :
Postar um comentário