Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Semana Mundial da Psoríase

Médicos da Sociedade Brasileira de Dermatologia orientam população nesta semana.    

Ela é mais comum do que pensamos. A psoríase é uma doença imune inflamatória crônica da pele que afeta aproximadamente 3% da população. É bastante frequente entre homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo também ser diagnosticada em outras fases da vida. Hipertensão, obesidade, alcoolismo, tabagismo, estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou alguns medicamentos podem aumentar ou iniciar a doença. 

Para alertar a população sobre os tratamentos ideais e o diagnóstico, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) aproveita o Dia Mundial da Psoríase, celebrado 29 de outubro, para prestar serviço e esclarecer a população sobre a doença. Em Salvador, três importantes centros de saúde recebem ações que marcam a data. Nesta terça-feira (28), uma equipe da SBD-BA vai distribuir material educativo e tirar dúvidas dos portadores da doença no Ambulatório Docente Assistencial da Escola Bahiana de Medicina (ADAB), que fica em Brotas. Das 9h às 12h, os profissionais atenderão os pacientes assistidos pelo serviço. O local se tornou referência da doença no estado. 

Já na quarta-feira (28), a ação chega ao Ambulatório Magalhães Neto, no Hospital das Clínicas, principal referência estadual da doença. Por lá, são atendidos cerca de 200 pacientes por mês com psoríase. A coordenadora do Ambulatório, Dra. Ivonise Follador, explica que a ideia da campanha é esclarecer que a doença tem tratamento e pode ter os efeitos minimizados. “A medicina tem novos métodos para amenizar a doença. O fato de não ter cura não significa que o paciente está fadado a ter uma vida limitada”, esclarece. Membros da Associação Baiana de Portadores de Psoríase estarão no local e vão engrossar a campanha que acontece das 14h às 17h. 

No Hospital São Rafael, a orientação à população com distribuição de material educativo ocorre ao longo da semana, com o ponto alto na próxima quarta-feira, Dia Mundial da Psoríase. 

A DOENÇA - A psoríase pode não ter cura completa, mas tem controle e remissão, assim como outras doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Ela se manifesta por lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas e, na maioria dos casos, aparecem em várias localizações como cotovelos, joelhos ou couro cabeludo, unhas, palma das mãos e plantas dos pés, por toda a pele e nas articulações (dor ou até mesmo artrite). Após o diagnóstico feito por um médico dermatologista, será indicado o melhor tratamento. Normalmente, nos casos mais leves, são prescritos medicamentos como pomadas, loções, xampus ou géis. Em casos mais avançados, são indicadas sessões de fototerapia (ultravioleta com ou sem remédio), medicamentos de uso oral ou injetável. Exercícios físicos, perda de peso, dieta e psicoterapia também são importantes para o tratamento.


SERVIÇO:


O que: Semana Mundial da Psoríase


Quando:


- 28/10 (9h às 12h – ADAB / Escola Bahiana de Medicina)


- 29/10 (14h às 17h – Ambulatório Magalhães Neto / Hospital das Clínicas)


- 27 a 24/10 (Ambulatório de Dermatologia – Hospital São Rafael)

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑