Translate

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc
Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Teatro nos Parques encerra temporada em Salvador

Projeto patrocinado pelo Ministério da Cultura e Grupo CCR, é o maior circuito de teatro de rua do país e realizou apresentações gratuitas ao ar livre, no Dique do Tororó, no Campo da Pólvora e no Parque de Pituaçu. 

Com o apoio da CCR Metrô Bahia, via Lei de Incentivo a Cultura, o projeto Teatro nos Parques faz suas duas últimas apresentações gratuitas em Salvador, no próximo dia 25 de outubro, no Dique do Tororó, em dois horários – às 11h e às 15h. O projeto o Teatro nos Parques  é realizado pela Cooperativa Paulista de Teatro , que este ano completa 35 anos. Começou em 2009 como um projeto de formação de público e como iniciativa de promoção e descentralização do teatro. Este ano, o Teatro nos Parques  se torna o maior circuito de Teatro de Rua do país, com uma edição nacional em seis capitais brasileiras: Salvador, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. São 98 apresentações de 38 grupos teatrais. 

O Grupo CCR  patrocina esta primeira edição nacional do Teatro nos Parques apostando na motivação das pessoas em ocupar os parques, estimulando-as a pertencer a esses espaços públicos. A CCR é uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, com operações nos segmentos de rodovias, mobilidade urbana, empresas de serviços e aeroportos. Desde 2004, conta com uma política de investimento social, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento, disseminar a cultura nacional e promover iniciativas sociais, esportivas e ambientais nas regiões em que atua. Os recursos investidos pela CCR já possibilitaram o acesso à cultura e à educação de mais de 1,5 milhão de pessoas, apoiando mais de 120 projetos em mais de 100 cidades do País.



Sobre a CCR Metrô Bahia - A CCR Metrô Bahia é a concessionária responsável pela construção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. A concessão é uma Parceria Público-Privada (PPP), com investimentos na ordem de R$ 3,6 bilhões, da qual fazem parte o Grupo CCR, uma das maiores companhias de infraestrutura da América Latina e o Estado da Bahia. Por um período de 30 anos, até 2043, a PPP promoverá investimentos em construção de estações, aquisição de equipamentos, sistemas, adequação e revitalização de trens, manutenção e operação dos Terminais de Integração de Passageiros e das estações de metrô. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas será composto por duas linhas, com total de 32 km de extensão e 19 estações. Atualmente, a Linha 1 tem 7,5 km de extensão de um total de 11,5 km e oito estações. A Linha 2 terá 19,4 km e 11 estações. A conclusão está prevista para abril de 2017. O projeto prevê ainda a expansão da Linha 1, de Pirajá até Cajazeiras/Águas Claras e, da Linha 2, da Estação Aeroporto até o município de Lauro de Freitas. A Linha 1 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, com as estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte, foi inaugurada em 11 de junho de 2014. Em 25 de agosto, entrou em operação a Estação Retiro, totalmente construída e implantada pela CCR Metrô Bahia. O metrô contribuirá de forma decisiva para a redução dos gargalos que dificultam a mobilidade da cidade e região metropolitana. 

Teatro nos Parques  -  O Teatro nos Parques  começou em 2009 como um projeto de formação de público e como iniciativa de promoção e descentralização do teatro. Assim como no ditado das montanhas que vão até Maomé, o objetivo do idealizador e organizador Edson Caeiro era quebrar a barreira territorial entre o teatro e o público. Neste contexto, a utilização do parque como palco de espetáculos serviria, também, como uma forma a mais de ocupação do espaço público – atraindo, inclusive, moradores de seu entorno que por alguma razão não ia ao parque perto de onde vive. Deu certo! Segundo estimativas da organização, a primeira edição conseguiu reunir cerca de 30 mil pessoas. De lá pra cá o Teatro nos Parques  se firmou e hoje está inserido na programação cultural de São Paulo de modo perene. A ideia de se fazer uma edição nacional surgiu em 2011 mas a captação de recursos, via Lei Rouanet, só foi possível em 2013 com patrocínio do Ministério da Cultura e do Grupo CCR.O objetivo agora é levar o Teatro nos Parques  para o país todo sem, no entanto, impor o modelo que deu certo em São Paulo. “Em cada estado, a programação será composta prioritariamente por grupos locais, numa política de investimento e valorização do teatro de rua das diversas regiões do país”, afirma Roberto Rosa, curador do circuito ao lado de Caeiro. 

Além disso, o projeto tem a intenção de fazer com que o ato de ir ao parque tenha seu significado ampliado para seus frequentadores. Com a inserção do teatro, o parque se torna também uma opção cultural – para além das práticas esportivas e de lazer. “Essa é a essência do projeto: bem utilizar o espaço urbano”, afirma Rosa. Para que isso aconteça a aposta dos organizadores do circuito é ocupar estes espaços com uma programação cultural de qualidade. “Não é evento, é uma programação teatral. Temos a intenção de facilitar a aproximação da classe artística e a população para garantir a continuidade do projeto”, completa Caeiro. O projeto é realizado pela Cooperativa Paulista de Teatro, que este ano completa 35 anos, e conta hoje com cerca de 750 núcleos e 3.800 associados. A Cooperativa responde pela maior parte da produção artística teatral do Estado paulista, é composta por companhias das mais diversas linguagens e tem grande reconhecimento por sua excelência cultural.

  


0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑