2ª etapa da Campanha “Álcool: Contramão da Direção” acontece sábado em postos de combustíveis de Salvador.
A campanha Álcool: Contramão da Direção” continua neste sábado (08/11) nos postos Namorado, Novo Bairro, Sumaré, TIC, Graça e das 8h às 13h. O objetivo é conscientizar os motoristas sobre os riscos da condução de veículos sob efeito de bebida alcoólica.
A campanha, coordenada pelo psiquiatra Antonio Nery, faz parte das atividades realizadas pelo Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD) da UFBA, com apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde, e do Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniência do Estado da Bahia (Sindicombustíveis Bahia).
A ação acontecerá durante toda a manhã, com a abordagem feita por estudantes de graduação aos motoristas e clientes do posto, incluindo a entrega de material informativo, como panfletos, adesivos e lixeiras para o carro, e a promoção de jogos interativos, voltados à conscientização sobre o consumo de álcool. “Eventos como este são bons para o posto e para a comunidade. Espero poder estar sempre participando de iniciativas deste porte, reafirmando a certeza de que cada um de nós precisa contribuir de alguma maneira, de forma positiva, para que tenhamos sempre a possibilidade de ajudar alguém”, destacou o presidente do Sindicombustíveis Bahia, José Augusto Costa.
Segundo o diretor de comunicação do sindicato, Tarcísio Silva, a participação da instituição na campanha está ligada à constatação de que a mistura entre álcool e direção tem ceifado vidas e tirado a alegria de muitas famílias brasileiras. “Está na hora disso parar. É significativo o número de acidentes com vítimas fatais, ocasionados pelo excesso de álcool. Exatamente por isso, nossa rede de postos, em parceria com entidades da prefeitura, tem trabalhado neste processo de conscientização, que é muito importante”, explicou.
Com opinião semelhante, um dos coordenadores da campanha, Gabriel Pamponet, também julgou ‘importantíssimo’ o papel a que se propõe a iniciativa: “É sabido, no mundo, que 50% dos acidentes de trânsito são gerados pela mistura de direção e bebida alcoólica. Portanto, projetos assim são fundamentais para que dialoguemos de forma aberta com os motoristas em abastecimento, levando informação de caráter científico, tentando dissociar o álcool da direção. No lançamento da campanha, no Posto Chaminé, abordamos mais de 160 motoristas”, concluiu.
No total, 17 postos da capital participarão da Campanha que segue até fevereiro de 2015.
0 comentários :
Postar um comentário