Celebrado sempre no último sábado de novembro, o dia 24 contemplará atividades e atendimento gratuitos realizados pelos médicos da SBD em todo o Brasil.
No “Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele” a SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia – realizará ações que se repetem anualmente sempre no último sábado de novembro. A data foi criada a fim de solidificar as ações da instituição contra a doença. Anualmente, há treze anos consecutivos, a entidade, realiza nesse dia o Exame Preventivo Gratuito contra o câncer da pele, e durante esse período já foram atendidas mais de 420 mil pessoas.
INDICAÇÕES DE PACIENTES DE RISCO:
• Têm caso de câncer da pele na família;
• Pele muito clara que sempre fica vermelha e nunca bronzeia;
• Cabelos claros;
• Olhos claros;
• Possuem muitas pintas pelo corpo;
• Já sofreram queimaduras pelo sol;
• Possuem sardas na face e/ou ombros;
• Já tiveram câncer da pele;
• Tomaram muito sol sem proteção;
• Possuem uma pinta que esta mudando de cor;
• Possuem uma “feridinha” que não cicatriza;
• Idosos.
Obs. Qualquer um dos fatores citados acima é motivo para comparecer ao exame preventivo.
A presidente da SBD, Dra. Bogdana Victória Kadunc, ressalta a importância da ação no país, reforçando que ela está entre as mais importantes ações sociais da SBD e que, hoje, a entidade precisa que outros também abracem a causa, como forma de ampliar seu poder de mobilização.
“Ao longo de 13 anos, ela vem se tornando cada vez mais abrangente, e mobiliza dermatologistas de todo o país. Esta mobilização exige esforços e um esquema logístico bastante complexo, que são compensados pelo alto número de pacientes examinados e principalmente pelo fato de conseguirmos proporcionar o tratamento necessário àqueles atingidos pela doença”, comenta a presidente, lembrando que pacientes atendidos pelas equipes médicas que apresentem suspeita de câncer da pele serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito.
Os endereços dos locais de atendimento em todo o país poderão ser consultados pelo site da SBD (www.sbd.org.br), e também gratuitamente pelo número 0800-7013187.
OS NÚMEROS DO CÂNCER DA PELE
Em 2011, a ação de Combate ao Câncer da Pele da SBD atendeu a 31.697 pessoas, sendo que as mulheres foram maioria, com cerca de 20 mil atendimentos (60,75%). Participaram da ação de conscientização da SBD quase quatro mil médicos em 151 postos de saúde do País. Do total de pessoas examinadas, 61,76% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 12,51% foram diagnosticadas com câncer da pele.
No âmbito nacional, mais de 300 indivíduos, o que corresponde a 1% do total, apresentaram melanomas malignos – considerado o câncer da pele mais perigoso, pois está associado a metástases e, consequentemente, a maiores índices de letalidade. O diagnóstico precoce é determinante para garantir a sobrevida nestes casos e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz.
No Brasil, de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer da pele ainda é o tumor que mais atinge os brasileiros, representando 25% de todos os tumores malignos. São estimados pelo Instituto 134.170 novos casos para 2012, sendo a maioria para mulheres (71.490). (sbdfl.org.br)
24 • Dia do Lago Guaíba (último domingo do mês)
Porto Alegre celebra o Lago Guaíba no último domingo do mês de novembro, de acordo com a Lei 7.767/96.
Atualmente, a tese aceita pela comunidade científica é de que o Guaíba seja um lago, apesar de ser amplamente conhecido como Rio Guaíba. As características de correntes, ventos e vegetação das margens indicam que o Guaíba é lago.
Os rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí desembocam no Delta do Jacuí, formando então o Guaíba, que banha os municípios de Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão. A partir do Guaíba, as águas vão para a Lagoa dos Patos e, por seqüência, para o Oceano Atlântico. O nome, de origem indígena, significa lugar onde o rio se alarga (gua - grande, I - água ou rio, ba - lugar).
0 comentários :
Postar um comentário