O técnico argentino de basquetebol, Carlos Duro, estará em Salvador nos dias 24 e 25 deste mês para ministrar a Clínica Internacional de Basketball - evento voltado para técnicos e educadores físicos, com o objetivo de elevar o nível técnico das seleções de base da Bahia. O evento também facilita o acesso às vagas da primeira divisão dos campeonatos brasileiros de base promovidos pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
As inscrições podem ser feitas pelo número (71) 3167-0661 ou pelo e-mail asbradec@asbradec.org, mediante doação de um quilo de alimento não perecível, a ser entregue no dia da clínica. O evento será a partir de 9h, na Associação Desportiva e Cultural Coelba (Adelba), na Rua Tamburugy, s/n, grupo A, em Patamares, local onde funciona a Casa do Basquete da Bahia.
O convidado já foi técnico do time adulto de basquete do Boca Juniors e das seleções de base U15 e U19 da Argentina. Além disso, foi auxiliar de Hélio Rubens no Vasco e também no Uberlândia. Atualmente está como auxiliar técnico na seleção adulta da Argentina nos aspectos individuais. O evento é realizado pela Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (Asbradec), em parceria com a Federação Bahiana de Basketball (FBB) e apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
“A vinda de Carlos Duro integra as ações previstas no projeto [de alto rendimento] para transformar o basquete baiano. O objetivo é capacitar nossos profissionais para que eles possam treinar nossos atletas de base, de forma que eles possam competir de igual para igual com outros estados e regiões”, explica o diretor financeiro da Asbradec, José Lopes de Araújo.
Outras ações
O projeto de basquete de alto rendimento visa elevar o nível técnico das equipes e fazer com que até o ano de 2016 todas as categorias da Bahia estejam na primeira divisão do basquete nacional. Dentre as ações deste ano está a realização da 3ª Taça Governador do Estado de Basquete Sub-15 e 17, com a participação de 624 atletas, em quatro regiões do estado, Senhor do Bonfim, Eunápolis/Porto Seguro, Vitoria da Conquista e Salvador. A final está prevista para os dias 5, 6 e 7 do próximo mês, na Adelba, com os campeões de cada região.
Também esse ano foi inaugurada a Casa do Basquete, onde ocorrem os treinamentos e jogos das seleções de base Sub-15 e Sub-17, masculina e feminina da Bahia. Dos eventos, mais dois – que aconteceram em Salvador – merecem destaque, a Liga do Desporto Universitário (LDU) de Basquete 3x3 e o 2° Mundial Universitário de Basquete 3x3, esse último com a participação de alunos-atletas de 13 países - Brasil, Argentina, China, Eslovênia, Israel, Japão, Nepal, Rússia, França, Uganda, Itália, Romênia e Sérvia. Ambos contaram com o apoio do Governo do Estado, por meio da Sudesb.
0 comentários :
Postar um comentário