O Cortejo Afro inicia sua tradicional temporada de Ensaios, no dia 17 de novembro. Os shows acontecerão sempre às segundas-feiras, a partir das 21 horas, no Largo Pedro Archanjo – Pelourinho. O primeiro evento da temporada contará com a participação especial da cantora e compositora Margareth Menezes.
Até o carnaval, 13 edições dos Ensaios serão realizadas, nos quais a Banda Cortejo Afro mostrará a batida percussiva que a diferencia das demais bandas, por apresentar uma mistura de ritmos africanos, mesclados às batidas eletrônicas, músicas latinas, a MPB e ao Pop.
Durante os Ensaios, que acontecem pelo 17º ano consecutivo, a banda apresentará a prévia do que acontecerá nos dias de desfiles do Bloco Cortejo Afro que, em 2015, levará para a avenida o tema “Oyá Balé - A Dona da Porteira do Continente Africano - Uma homenagem a Mãe Santinha de Oyá”.
No repertório, além das composições da Banda como Vou Sambar, Reze e Ageumbó, já consagradas pelo público, serão apresentadas releituras de clássico da MPB que irão garantir a animação, fazendo o público cantar, dançar e se divertir.
Os Ensaios do Cortejo Afro contam com apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias, Pelourinho Cultural e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O Projeto é uma realização da Entidade Cultural Cortejo Afro.
Cortejo Afro - Foi criado em 02 de julho de 1998, na comunidade de Pirajá. Sua origem, dentro dos limites de um terreiro de candomblé, o Ilê Axé Oyá, sob a inspiração e orientação espiritual da Yalorixá Anizia da Rocha Pitta, Mãe Santinha, atesta toda a sua identidade, autenticidade e força.
O Bloco foi idealizado pelo artista plástico Alberto Pitta, que há mais de 30 anos, desenvolve trabalhos ligados à estética e cultura africana. A intenção de Pitta é resgatar as cores, sons e ritmos do carnaval, que em sua opinião “o tempo se encarregou de apagar, tornando a maior festa popular do mundo, numa pasta só”. A entidade, envolvida com esta proposta, desenvolve trabalhos sociais junto a sua comunidade durante o ano inteiro.
Margareth Menezes - Uma das mais potentes vozes da música popular brasileira, Margareth Menezes tem 25 anos de carreira e a versatilidade de uma artista que brilha nos palcos e vibra nos trios elétricos. Sua intensa carreira começou em 1987, quando gravou o primeiro LP single (Faraó – Divindade do Egito, de Luciano Gomes) e vendeu mais de 100 mil cópias. Atualmente, a artista soma 14 CDs/LPs e 4 DVDs. Fiel às raízes,ela mistura na música elementos africanos, brasileiros, indígenas e pop, num movimento que denomina Movimento Afropop Brasileiro.
Por seu talento como cantora e compositora, Margareth Menezes ganhou projeção internacional desde a década de 90, quando integrou a turnê Rei Momo, do grupo Talking Heads, a convite de David Byrne. Desde então, a artista soma 22 turnês internacionais. Seu álbum Kindala (1993), que teve participação de Jimmy Cliff, rendeu a primeira indicação ao Grammy mundial. Com o CD Margareth Menezes Pra Você (2006) e o CD/DVD Brasileira (2006) foi novamente indicada. Em 2004, com as participações de Alcione e da bateria da Mangueira, Margareth gravou seu 1º DVD (Ao vivo no Festival de Verão Salvador), que vendeu 50 mil cópias.
Além de prêmios, a cantora guarda em sua trajetória diversas músicas de sucesso, como Dandalunda, Elegibô, Toté de Maianga, Selei (Saudação ao Caboclo). Em 2010, a artista fez o lançamento do seu mais recente trabalho, o DVD Naturalmente – Acústico, com participações de Carlinhos Brown, Roberto Mendes, Luís Represas, Saul Barbosa e Marivaldo Stomp.
Serviço:
O quê: Ensaios do Cortejo Afro – Temporada 2014/2015.
Quando: Segundas-feiras, a partir de 17/11/2014, até o carnaval.
Onde: Largo Pedro Archanjo – Pelourinho / Salvador – Bahia.
Horário: 21 horas.
Quanto: R$20,00 (preço único). Ingressos à venda no local.
Realização: Entidade Cultural Cortejo Afro.


0 comentários :
Postar um comentário