Inauguradas no dia 14 de novembro pela Prefeitura, as Bases Móveis da Guarda Municipal do Campo Grande e da Barra vem contribuindo para a segurança de moradores e frequentadores dessas duas regiões. Além das duas unidades fixas, uma terceira, itinerante, também foi está ativa, atuando de forma volátil em vários pontos da cidade onde há grande concentração de pessoas, a exemplo de parques e praças.
A equipe de guardas que fica nos locais é formada por ao menos duas duplas durante o dia. Nas sextas, sábados, domingos e durante o período noturno, o número de homens é ampliado para ao menos oito em cada unidade, reforçando a segurança nos locais nos momentos em que os espaços tendem a ficar mais movimentados. Ao todo, a Guarda Municipal conta com uma equipe de 500 homens nas ruas de Salvador, dos quais ao menos oito ficam nas duas unidades fixas no Campo Grande e na Barra.
O encarregado de obra José Oliveira, 72, frequentador da Praça Dois de Julho (Campo Grande) há 40 anos, destaca que o local tem sofrido com a ação de vândalos nos últimos anos e por isso a presença dos guardas é importante. “Infelizmente, além do consumo de drogas, também existe a agressão ao patrimônio público e a simples presença da Guarda Municipal serve para inibir esse tipo de ação da parte de algumas pessoas”, avalia.
Além de pelo menos duas duplas no local, as equipes da Guarda Municipal no Campo Grande e na Barra também contam com o auxílio de uma viatura que presta serviço de apoio sempre que necessário. Além de 500 agentes nas ruas, mais 749 atuam em lugares específicos como prédios públicos, postos de saúde, escolas, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e conselhos tutelares, e mais 40 trabalham no setor administrativo.
0 comentários :
Postar um comentário