A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) lança na próxima sexta-feira, dia 12 de dezembro, a partir das 18 horas, na sede do Centro de Estudos Afro-Orientais (Ceao), a coleção É Futebol, que aborda o futebol na Bahia e a relação do esporte com seus torcedores, jogadores e culturas. Ações de grupos de torcidas, representatividade feminina e a relação do esporte com as diversas camadas da sociedade soteropolitana são alguns dos temas tratados nas obras reunidas nesta série.
Integram a coleção as obras Gingas e Nós: o jogo do lazer na Bahia, de autoria de Jeferson Bacelar, cujo objetivo é tratar do universo do futebol jogado nos bairros de Salvador; Fazendo gênero e jogando bola: futebol feminino na Bahia anos 80-90, de Enny Vieira Moraes, que aborda o universo das mulheres futebolistas: e Pugnas Renhidas: futebol, cultura e sociedade em Salvador (1901-1924), Henrique Sena dos Santos, que discute a relação entre o futebol e as diversas camadas sociais soteropolitanas no começo do século XX.
Abaixo, um pequeno resumo de cada obra:
Gingas e Nós: o jogo do lazer na Bahia
Jeferson Bacelar
A obra fala de um período histórico do Bairro da Boca do Rio, em Salvador, do lazer de um grupo social, relacionado diretamente com a vida do autor. Jeferson Barcelar tem como objeto de sua análise o futebol praticado em bairros e aos fins de semana. Ele toma esse futebol como um “modo de ser” que é construído no cotidiano, e é capaz de gerar um tempo de expressão de sua linguagem, novos poderes, formas próprias de interação e relativa autonomia.
Formato: 170 x 240 mm
Número de páginas: 148
Preço especial de lançamento: R$ 20,00
Fazendo gênero e jogando bola: futebol feminino na Bahia anos 80-90
Enny Vieira Moraes
O livro fala sobre histórias de mulheres futebolistas baianas nas décadas de 80 e 90, e suas subjetividades. A partir do futebol praticado em Feira de Santana, a autora narra como as jogadoras puderam driblar em quadras e campos de futebol, reinventar suas histórias, superar preconceitos e diversos obstáculos, afirmando-se como mulheres do seu tempo.
Formato: 170 x 240 mm
Número de páginas: 167
Preço especial de lançamento: R$ 25,00
Pugnas Renhidas: futebol, cultura e sociedade em Salvador (1901-1924)
Henrique Sena dos Santos
A obra discute a relação do futebol com as diversas camadas da sociedade soteropolitana no período entre 1901 e 1924. Pugnas Renhidas, expressão que era utilizada pelos jornais do início do século XX para dizer que um jogo de futebol seria uma batalha encarniçada, promove a discussão sobre o negro e a sua cultura no futebol baiano e os conflitos e mediações socioculturais que envolvem as relações dos afrodescendentes em Salvador.


0 comentários :
Postar um comentário