Lançamento será na Casa de Tereza, no Rio Vermelho, dia 9/12, às 19h.
O escritor Diógenes Moura lança no próximo dia 9 de dezembro, às 19 horas, no restaurante Casa de Teresa, no Rio Vermelho, em Salvador, o livro Fulana Despedaçou o Verso. Este novo livro de crônicas da vida cotidiana, editado pela Terra Virgem Edições, surge da observação e desconforto do autor diante de uma "realidade perdida", ou seja, de uma constatação de que “algo está realmente prestes a explodir. Mais uma vez”, segundo antecipa o autor.
Escrito ao longo dos três últimos anos nos pequenos lugares, cidades, estradas e países pelos quais Diógenes Moura passou, o livro é composto por textos que podem ser lidos como uma única narrativa ou individualmente, alinhavados por um personagem-palavra, Fulana, que ora está presente e, com a mesma intensidade, se perde entre uma página e outra. Fulana existe “para fazer parte de um idioma” perambulando pelo corpo do livro, como uma lembrança do narrador.
Fulana Despedaçou o Verso é uma sequência de conflitos, um diálogo entre ficção e realidade, uma vez que, para Diógenes Moura, escrever é “a minha língua, única chance que tenho para poder seguir adiante. Trata-se, como ele diz, de um livro de circunstâncias que tem como ponto de partida os gestos mais simples do dia a dia: algo que cai da janela de um edifício; uma notícia vista pela TV; a conversa em um caixa de supermercado; um grito na esquina do outro lado da rua; uma folha de papel rolando pela calçada; uma frase escrita em um guardanapo; um homem que troca sexo por óculos de sol. De certa forma, Fulana Despedaçou o Verso é um drama com momentos íntimos e silenciosos. Também poderá ser lido como pequenos filmes, “palavras fotografadas ao vento, em planos fechados”.
Em uma análise de suas obras anteriores, Diógenes Moura chega à conclusão de que reescreve o mesmo livro desde 1982, quando lançou Mingau de Alma ou o Traço Fixo da Loucura. O autor escreve o que é, e não o que pensa. “Escrevo e reescrevo o mesmo livro desde sempre. Me parece que tenho apenas uma palavra. Um pequeno vocabulário que se expande cada vez que chego diante do milagre que é a porta de entrada para um novo livro”.
Com design de Leticia Moura, o livro relembra uma caderneta de anotações. A tiragem desta primeira edição é limitada a 500 exemplares. Com edição da Terra Virgem Ediçoes, o livro tem 96 páginas e custará no dia do lançamento R$55,00.
Serviço
Lançamento do livro Fulana Despedaçou o Verso
Autor: Diógenes Moura
Data: 9 de dezembro de 2014, terça-feira, às 19h
Local: Casa de Tereza
Endereço: Rua Odilon Santos, 45 - Rio Vermelho (71) 3329-3016

0 comentários :
Postar um comentário