Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Dores de cabeça e de ouvido podem ser sinais de bruxismo


Hospital monta equipe de Cirurgia Bucomaxilofacial para diminuir casos de bruxismo e outros problemas da face e crânio na região de Cajazeiras e Adjacências.

Bucomaxilofacial. Palavra extensa e estranha, mas que caracteriza uma especialidade  odontológica capaz de salvar o sono e melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas. Rotineiramente sentimos fortes dores de ouvido e de cabeça e recorremos a médicos Neurologistas, Otorrinolaringologistas, etc.

Mas, muitas vezes, essas dores podem estar relacionadas a um problema dentário chamado Bruxismo, doença com nomenclatura conhecida pela classe médica como Disfunção das Articulações da Temporomandibular (DTM), que de acordo com dados apresentados no Congresso Internacional de Odontologia, em 2011, atinge cerca de 30 milhões de pessoas no Brasil.

É neste momento que entra o cirurgião bucomaxilofacial, odontólogo responsável por tratar traumas de face e ossos do crânio,  anomalias faciais, tumores de mandíbula e/ou maxila, entre outros.

Com um número tão expressivo, o Hospital Prohope acaba de montar sua primeira equipe de cirurgiões bucomaxilofaciais, comandada pelo Dr. Marcos Vidal. “Iremos tratar casos de bruxismo, mas também patologias ósseas da face, tumores e cistos – por exemplo, tumores de boca benignos, arrancar sisos, cirurgias do freio lingual – conhecida como lingua presa, entre outros”, ressalta Dr. Vidal.

Causas

O Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes, mais comumente, durante o sono. Apesar de não existir uma causa especifica que leva ao problema, especialistas apontam algumas possíveis como; ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão; alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores (má oclusão); a nicotina do cigarro, álcool, cafeína e drogas também podem aumentar o risco de bruxismo.

Sintomas

Pequenas dores de cabeça, dores na mandibula, esmalte desgastados, dentes achatados, fraturados, aumento da sensibilidade dentária e até o ranger ou apertar dos dentes tão alto, capaz até de despertar uma pessoa que estiver dormindo ao lado, são sintomas do Bruxismo. Em casos graves e que o bruxismo não é diagnosticado cedo, outro sintoma é o deslocamento ou desencaixe do maxilar (luxação) e danificação definitiva dos dentes.

Tratamento

Apesar de não existir um tratamento único e definitivo, os recursos mais indicados para o tratamento são as placas interoclusais  rígidas de acrílico, moldadas segundo o formato da arcada dentária do paciente, que ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e a reduzir o atrito que provoca o desgaste dos dentes, fisioterapia especializada da ATM, aplicação de toxina botulínica em músculos mastigatórios, além de procedimentos mais invasivos para os casos mais graves, como; artroscopias das articulações associadas a artrocentese (lavagem da articulação), infiltração de medicamentos intra-articulares, e cirurgias articulares abertas (discopexia e próteses de ATM).

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑