Programa Degrau Legal já recuperou 180 equipamentos melhorando a mobilidade das pessoas nos bairros.
Escadarias em São Marcos e Pau da Lima começaram a receber obras para requalificação, oferecendo condições de acessibilidade a quem transita nesses espaços. Em São Marcos, foram beneficiadas escadarias na Quadra 23, num trecho de 100 metros, e na Rua da Babilônia, em 30 metros. Já na Baixa da Santa Rita, em Pau da Lima, foi necessária a reconstrução total devido ao estado de degradação. As ações fazem parte do Degrau Legal, programa em execução há cerca de seis meses para recuperação de escadarias em toda a cidade, com obras executadas pela Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), através da Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC).
Mais da metade da meta do programa já foi cumprida, mesmo com pouco tempo em vigência. Das 300 escadarias previstas para passar por recuperação num prazo de 12 meses, 180 foram contempladas com obras concluídas ou em execução. As intervenções somam benefícios em 12 mil metros de escadarias. O programa vai beneficiar áreas públicas de 60 bairros, apenas no primeiro ano, com investimento de R$ 16 milhões. As obras nas escadarias beneficiadas em São Marcos e Pau da Lima, por exemplo, foram autorizadas pelo prefeito ACM Neto em visita realizada nos locais há cerca de um mês para identificar as demandas da região.
Entre as intervenções gerais para requalificação desses espaços estão implantação de corrimão, pavimentação, retirada de estruturas pré-moldadas para construção de fixas, uniformização da altura de degraus, contenção de encostas onde houver necessidade e, para o caso das escadarias drenantes, redimensionamento do sistema de drenagem. Para o diretor de Manutenção e Conservação, Luciano Sandes, o nível de degradação desses espaços foi um dos principais problemas enfrentados desde a implantação do programa. “Muitas vezes chegávamos numa escadaria e víamos que o problema era maior do que se esperava. Com isso, uma reforma pontual dava lugar à reconstrução total da escadaria”, afirma.
Estão concluídas obras em locais como 1ª e 3ª Travessas Santa Verusa (Pernambués); Rua dos Evangélicos (Plataforma); Rua Rosa Vermelha (Ilha Amarela); Loteamento Nova Canaã (Jardim Valéria); Rua São Paulo de Periperi (Nova Constituinte); ligação Vista Alegre de Baixo a Vista Alegre de Cima (Vista Alegre); Rua 20 de Maio (Pernambués); Travessa Ivanildo Queiroz (Narandiba); Rua Bela Vista (Narandiba); 2ª Alto das Bananeiras (Plataforma); Travessa da Caldeira (Santa Cruz); Rua Osvaldo Gordilho (Pau Miúdo); Rua Senhor dos Passos (IAPI); Rua Santo Antônio da Glória (Pau Miúdo); Rua Renato Argolo (Pau Miúdo); e Rua Travessa da Paz (Bairro da Paz).
.jpg)
0 comentários :
Postar um comentário