Fenagro 2014 teve recorde de público e alcançou a movimentação financeira prevista.
O evento encerrou o calendário de feiras agropecuárias do país e estimulou novos negócios para a Bahia.
A 27ª edição da Feira Internacional da Agropecuária – Fenagro superou as expectativas dos organizadores ao registrar o maior número de visitantes desde o primeiro ano de sua realização. O evento, que aconteceu entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, ultrapassou em 10% a bilheteria do ano passado e alcançou a movimentação financeira prevista, que era de R$ 100 milhões. Este ano, 16 leilões foram realizados, garantindo cerca de 20% do total faturado.
Para o coordenador da Fenagro 2014, Anderson Leal, a qualidade genética dos animais expostos e a diversidade de atrações oferecidas justificam o sucesso da feira. “A Fenagro é um evento que agrada a toda a família, pois oferece programação diferenciada para todas as idades. Tenho certeza que o público saiu tão satisfeito quanto os expositores, que já nos ligam para confirmar que fizeram bons negócios e que desejam estar presentes no próximo ano”, afirmou.
Participaram desta edição, 800 expositores com seis mil animais, entre bovinos, equinos, caprinos, ovinos e pequenos animais. Foram destaque as Exposições Nacionais das Raças Dorper e White Dorper, além da V Feira da Agricultura Familiar e dos tradicionais passeios de pôneis e charretes, preferidos da garotada.
O evento também trouxe a realidade vivida no campo para bem mais perto da cidade, oferecendo uma estrutura moderna e confortável aos seus visitantes. Entre estes, mais de 30 mil estudantes das redes pública e particular de ensino percorreram o parque de exposições e viram de perto como funcionam 27 cadeias produtivas do segmento agropecuário da Bahia.
Salão Internacional - Após nove dias recebendo empresários, autoridades e representantes de outros países, o Salão Internacional da Fenagro terminou suas atividades com um saldo positivo. Ao longo do evento, diálogos foram iniciados e propostas levantadas, aumentando as possibilidades de novas parcerias e acordos comerciais, sejam no agronegócio ou no turismo da Bahia.
Um dos destaques do Salão foi o início das conversações com a Finlândia para facilitar o acesso dos exportadores baianos no mercado do Leste Europeu. Conforme explicou o cônsul da Finlândia na Bahia, Wilson Andrade, por já terem uma relação com aquela região, os finlandeses atuariam como intermediários e, também, financiadores dos importadores europeus.
A Alemanha também avançou os diálogos com a Bahia. “Conversamos com os representantes da Alemanha no Salão e nos comprometemos em fornecer um material sobre a Bahia para a embaixada deles. A ideia é organizar, no início de 2015, missões empresariais entre baianos e alemães”, explicou o secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Jairo Carneiro.
No turismo, o Salão Internacional proporcionou uma aproximação da Bahia com Cuba. “Eu conversei com a cônsul de Cuba [ Laura Pujol ] e ela disse que no dia 15 de dezembro levará pessoalmente ao governo cubano a proposta de criação do voo direto Havana-Salvador e Salvador-Havana”, revelou o secretário de Turismo do Estado da Bahia, Pedro Galvão.
O secretário Jairo Carneiro ressaltou a importância do Salão Internacional como um espaço que abriu possibilidades de novos negócios. “As conversações entre brasileiros e representantes dos países, que nos visitaram durante a feira, têm sido uma referência no que diz respeito à concretização de missões empresariais futuras, tanto saindo da Bahia quanto chegando. Conversamos com eles e avançamos neste sentido. O Salão deu uma dimensão internacional à Fenagro, e ele foi construído com este propósito”, afirmou.
O Salão Internacional da Fenagro recebeu representantes da Holanda, Portugal, Cuba, França, Grécia, Alemanha, Finlândia, Uruguai e Espanha.

0 comentários :
Postar um comentário