Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Coberturas e Eventos

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Fundação Cultural inaugura Núcleo de Memória das Artes


Centro de Formação em Artes abrigará acervo com mais de 10 mil itens. 

No âmbito das comemorações do seu 40º aniversário, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), inaugura nesta segunda-feira, 15 de dezembro, o Núcleo de Memória das Artes, que vai funcionar no térreo do Centro de Formação em Artes da FUNCEB, no Pelourinho. A cerimônia de abertura, aberta ao público, se dará às 16 horas, com a presença do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, e da diretora geral da FUNCEB, Nehle Franke. 

Coordenado pela equipe do Núcleo de Referência Cultural (NRC) da FUNCEB, o Núcleo de Memória das Artes conta a história das quatro décadas da FUNCEB e de faces do cenário cultural baiano através de publicações, de diversos formatos e conteúdos, como a produção editorial da Fundação, livros, materiais institucionais e de divulgação, cartazes, discos, CDs e DVDs. São mais de 10 mil títulos catalogados, com objetivo de contribuir com a difusão do conhecimento e com o enriquecimento da pesquisa na área cultural. O acervo pode ser pesquisado através de sistema de consulta no site da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br). 

Nos últimos anos, o NRC esteve provisoriamente abrigado numa sala da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris. Agora, ele passa a ocupar espaço adaptado para abrigar e preservar o acervo e devolvê-lo ao amplo acesso da sociedade com um serviço qualificado. A instalação do Núcleo de Memória das Artes conecta passado, presente e futuro numa unidade de formação artística, capaz de contribuir para a rotina de pesquisa de jovens em formação e em qualificação, bem como para pesquisadores, demais estudantes e interessados. 

O Núcleo de Memória das Artes vai ser mais um ambiente de preservação de arquivos e da história, somando-se ao acervo da Escola de Dança da FUNCEB, este com mais de 8 mil peças (3,2 mil livros, cerca de 500 CDs e DVDs, 4,5 mil adereços e figurinos). 

Os 40 anos da FUNCEB – Em 23 de janeiro de 1974, aprovando o seu primeiro estatuto e incorporando o Teatro Castro Alves, o Decreto de nº 23.944 efetivamente criou a Fundação Cultural do Estado da Bahia, na estrutura da então Secretaria de Educação e Cultura. Agora em 2014, celebrando seus 40 anos, a FUNCEB está vinculada a uma Secretaria de Cultura autônoma, assumindo a missão de criar e implementar, em articulação e diálogo permanente com a sociedade e outras instituições públicas, as políticas, programas e projetos que promovam, incentivem e desenvolvam a formação, a criação, a produção, a pesquisa, a difusão e a memória das Artes Visuais, do Audiovisual, do Circo, da Dança, da Literatura, da Música e do Teatro da Bahia. As celebrações de 2014 também envolvem os mesmos 40 anos da Diretoria de Audiovisual (DIMAS), igualmente instituída em 1974 como a Coordenação de Imagem e Som, e posteriormente transformada em Diretoria de Artes Visuais e Multimeios; e os 30 anos da Escola de Dança da FUNCEB, fundada em 1984 como a primeira escola pública do gênero no país.



Abertura do Núcleo de Memória das Artes da FUNCEB

Onde: Centro de Formação em Artes da FUNCEB

Antigo prédio do Seminário São Damaso (Rua do Bispo, nº 29/31 – Pelourinho. Salvador/BA)

Quando: 15 de dezembro, 16 às 18 horas

Aberto ao público

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑