Centro de Formação em Artes abrigará acervo com mais de 10 mil itens.
No âmbito das comemorações do seu 40º aniversário, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), inaugura nesta segunda-feira, 15 de dezembro, o Núcleo de Memória das Artes, que vai funcionar no térreo do Centro de Formação em Artes da FUNCEB, no Pelourinho. A cerimônia de abertura, aberta ao público, se dará às 16 horas, com a presença do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, e da diretora geral da FUNCEB, Nehle Franke.
Coordenado pela equipe do Núcleo de Referência Cultural (NRC) da FUNCEB, o Núcleo de Memória das Artes conta a história das quatro décadas da FUNCEB e de faces do cenário cultural baiano através de publicações, de diversos formatos e conteúdos, como a produção editorial da Fundação, livros, materiais institucionais e de divulgação, cartazes, discos, CDs e DVDs. São mais de 10 mil títulos catalogados, com objetivo de contribuir com a difusão do conhecimento e com o enriquecimento da pesquisa na área cultural. O acervo pode ser pesquisado através de sistema de consulta no site da FUNCEB (www.fundacaocultural.ba.gov.br).
Nos últimos anos, o NRC esteve provisoriamente abrigado numa sala da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris. Agora, ele passa a ocupar espaço adaptado para abrigar e preservar o acervo e devolvê-lo ao amplo acesso da sociedade com um serviço qualificado. A instalação do Núcleo de Memória das Artes conecta passado, presente e futuro numa unidade de formação artística, capaz de contribuir para a rotina de pesquisa de jovens em formação e em qualificação, bem como para pesquisadores, demais estudantes e interessados.
O Núcleo de Memória das Artes vai ser mais um ambiente de preservação de arquivos e da história, somando-se ao acervo da Escola de Dança da FUNCEB, este com mais de 8 mil peças (3,2 mil livros, cerca de 500 CDs e DVDs, 4,5 mil adereços e figurinos).
Os 40 anos da FUNCEB – Em 23 de janeiro de 1974, aprovando o seu primeiro estatuto e incorporando o Teatro Castro Alves, o Decreto de nº 23.944 efetivamente criou a Fundação Cultural do Estado da Bahia, na estrutura da então Secretaria de Educação e Cultura. Agora em 2014, celebrando seus 40 anos, a FUNCEB está vinculada a uma Secretaria de Cultura autônoma, assumindo a missão de criar e implementar, em articulação e diálogo permanente com a sociedade e outras instituições públicas, as políticas, programas e projetos que promovam, incentivem e desenvolvam a formação, a criação, a produção, a pesquisa, a difusão e a memória das Artes Visuais, do Audiovisual, do Circo, da Dança, da Literatura, da Música e do Teatro da Bahia. As celebrações de 2014 também envolvem os mesmos 40 anos da Diretoria de Audiovisual (DIMAS), igualmente instituída em 1974 como a Coordenação de Imagem e Som, e posteriormente transformada em Diretoria de Artes Visuais e Multimeios; e os 30 anos da Escola de Dança da FUNCEB, fundada em 1984 como a primeira escola pública do gênero no país.
Abertura do Núcleo de Memória das Artes da FUNCEB
Onde: Centro de Formação em Artes da FUNCEB
Antigo prédio do Seminário São Damaso (Rua do Bispo, nº 29/31 – Pelourinho. Salvador/BA)
Quando: 15 de dezembro, 16 às 18 horas
Aberto ao público

0 comentários :
Postar um comentário