Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Instituições de acolhimento aproximam crianças e adolescentes

Instituições de acolhimento aproximam crianças e adolescentes de novas famílias.

Este mês de dezembro tem sido de alegria e contentamento para aqueles que vivem no Lar Pérolas de Cristo, uma organização não governamental, filantrópica e sem fins lucrativos, e que acolhe crianças e adolescentes, localizada em Paripe, no subúrbio de Salvador.

De um lado, essas crianças e adolescentes vivem momentos de expectativas, à espera dos padrinhos afetivos para a passagem, com eles, das festas natalinas e de final de ano; do outro, a direção da instituição, comemora os números de desacolhimentos.

“Tivemos no início deste mês uma audiência concentrada, na 1ª Vara da Infância e da Juventude, de onde saímos com 20 crianças já a caminho da adoção”, disse, muito emocionada, Vera Lúcia Guimarães, 42 anos, administradora da instituição. “Isto é meu presente de Natal”, completou.

Vera Guimarães é quem dirige o Pérolas de Cristo, uma das duas dezenas de instituições de acolhimento cadastradas na Vara da Infância que participam do Família Hospedeira, projeto que buscar para os menores em entidades de acolhimento institucional o direito à convivência familiar e comunitária.

A alegria das crianças e dos adolescentes nesta época de final de ano, explica Vera, “é por causa da perspectiva de poderem participar das festas de Natal e de Ano Novo” com os padrinhos afetivos inscritos no projeto Família Hospedeira, administrada pela unidade do Poder Judiciário.

Ela fez questão de esclarecer que o projeto Família Hospedeira não visa festas natalinas ou outra qualquer outra em especial, mas está voltado uma ação maior, com possibilidade de gerar laços de afinidade e afetividade que impliquem no apadrinhamento, guarda, tutela ou adoção.

“O padrinho afetivo, inscrito na Vara da Infância, após criterioso processo, retira uma criança ou adolescente, em um período previamente acertado, para passar um tempo com ele, e isso pode ser em qualquer data, o importante é a geração da convivência familiar e comunitária”, disse Vera.

Segundo explicação da pedagoga da 1ª Vara da Infância, Zuleika Porciúncula, as famílias interessadas em participar do projeto são cadastradas, e assim podem retirar os jovens das entidades, temporariamente, a fim de participarem de momentos esportivos, religiosos, comemorativos e recreativos

“Da mesma forma que pode ser o Natal ou o Ano Novo, é, também, uma data de aniversário, Réveillon, Páscoa, passeio, eventos em geral, que podem gerar, como consequência desse tempo de convivência, a possibilidade do apadrinhamento, da guarda, da tutela ou da adoção”, disse a pedagoga.

O Lar Pérolas de Cristo conta atualmente com cerca de 80 jovens abrigados. Para visitas à instituição ou fazer doações, a pessoa deve entrar em contato pelo telefone (71) 3397-2131.

O projeto Família Hospedeira implantado pela 1ª Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Bahia baseia-se na iniciativa pioneira de mesmo nome, da 3ª Vara da Comarca de Pindamonhangaba (SP), criada em 2008.

Texto: Asocm TJBA

 Voltar Imprimir

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑