Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Maternidade Climério de Oliveira comemora seus 104 anos


A solenidade contou com a presença do ministro da saúde, Arthur Chioro, quando foram apresentados novos projetos de extensão e humanização dos atendimentos da maternidade escola.

A Maternidade Climério de Oliveira (MCO), da Universidade Federal da Bahia, preparou uma programação especial nesta sexta-feira, 12 de dezembro, para marcar os 104 anos de sua fundação. As atividades serão realizadas na sede da instituição, em Nazaré,
com um culto ecumênico, seguido de uma mensagem de Natal aos profissionais, professores, alunos e pacientes, finalizando com uma apresentação musical.

Inaugurada em 30 de outubro de 1910, no bairro de Nazaré, no terreno vizinho à Santa Casa de Misericórdia da Bahia, a maternidade é a mais antiga construída do país. O professor de obstetrícia da Faculdade de Medicina da Bahia, Climério de Oliveira, foi o responsável pelo projeto da maternidade que começou a virar realidade em 1903, ano da assinatura do contrato de execução das obras. 

A construção de uma maternidade pública surgiu na época como grande ambição da classe médica da Bahia. Ela serviria, além de espaço para a realização dos partos, como um centro de pesquisa e ensino, ajudando na formação dos novos médicos da Faculdade de Medicina. A maternidade abrigou entre 1950 e 1960, o primeiro Centro de Pesquisas Clínicas em Reprodução Humana da América Latina, vinculado a Organização Mundial de Saúde, sob a coordenação do grande pesquisador baiano Professor Elsimar Coutinho.

Hoje a Maternidade Climériode Oliveira dispõe de atendimento integral ao Sistema Único de Saúde - 100% SUS, com prestação de assistência à saúde de qualidade à população da Bahia. Ela foi certificada em 2005 pelos Ministérios da Educação como Hospital de Ensino, sendo recertificada em 2008. 

A solenidade contará com a presença do ministro da Saúde, Arthur Chioro, do reitor da UFBA, João Carlos Salles Pires da Silva, do secretário de saúde do Estado, Whashington Couto, da superintendente da MCO, Mônica Neri, além de representantes do corpo de funcionários da maternidade, professores da Faculdade de Medicina (FAMED), além  de entidades representativas, como o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFBA e UFRB (ASSUFBA).


Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP)

A programação incluiu a apresentação às autoridades dos projetos de extensão e humanização dos serviços prestados pela MCO, como o projeto de implantação da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), que funcionará em frente à maternidade, na Rua do Limoeiro. Trata-se de uma residência provisória de cuidado para pacientes que necessitem de vigilância diferenciada sem, entretanto, perfil para internamento.

A CGBP garantirá a proximidade necessária aos serviços hospitalares de referência, otimizando a utilização dos  obstétricos e neonatais da maternidade, com vistas a redução da morbimortalidade materna e perinatal. Ela deverá garantir acolhimento, orientação, acompanhamento, hospedagem e alimentação às gestantes, puérperas e recém-nascidos.


Futuras instalações

A construção de um novo prédio deve otimizar, ampliar e qualificar o atendimento na Climério de Oliveira. A nova MCO será construída em um terreno de aproximadamente dois mil metros quadrados desapropriado em novembro de 2010 pelo governador Jaques Wagner, e reunirá em uma única estrutura a maternidade, a UTI materna, a UTI neonatal, além dos serviços de ginecologia e mastologia, proporcionando uma assistência integral à saúde da mulher e do recém-nascido. Além da modernização do espaço físico e dos equipamentos, a nova sede permitirá a ampliação do número de leitos, que passará de 79 para 130. 

Hoje, a MCO realiza uma média mensal de 2.500 atendimentos de emergência e 450 procedimentos, incluindo cerca de 350 partos, sendo a busca pelos seus serviços sempre muito intensa por parte dos pacientes.



0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑