A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia apresenta neste domingo, dia 14 de dezembro, às 18 horas, no salão nobre de Reitoria, no Canela, a Nona Sinfonia de Beethoven. Completada em 1824, a Sinfonia No. 9 em Ré Menor, Op 125, Coral, é uma das obras mais conhecidas do compositor e do repertório ocidental, considerada um ícone da humanidade, um dos maiores feitos do ser humano. A regência é do maestro José Maurício Brandão. Entrada franca.
A nona sinfonia de Beethoven incorpora parte do poema An die Freude ("À Alegria), uma ode escrita por F. Schiler em seu último movimento. Foi o primeiro exemplo de um compositor importante que tenha utilizado a voz humana com o mesmo destaque que a dos instrumentos, numa sinfonia, criando assim uma obra de grande alcance, que deu o tom para a forma sinfônica que viria a ser adotada posteriormente. A obra é de grande relevância para a cultura mundial, pelo seu discurso à alegria, à liberdade e a fraternidade.
Com esse concerto, a Orquestra Sinfonica da UFBa encerra o Festival Beethoven, realizado ao longo de 2014 para celebrar os 60 anos de criação da orquestra. Para este fechamento em clima de congraçamento, a OSUFBA conta com a participação dos Núcleos Estaduais de Orquestra Juvenis e Infantis (NEOJIBA) e da Associação Lírica da Bahia (ALBA).
Serviço:
Concerto: Nona Sinfonia de Beethoven
Data: 14 de dezembro
Horário: 18h
Local: Reitoria da UFBa (Canela)
Entrada franca

0 comentários :
Postar um comentário