Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Selo Literário João Ubaldo Ribeiro

Obras selecionadas pelo Selo Literário João Ubaldo Ribeiro são divulgadas. 

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) divulga o resultado do Edital do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro. Ao todo, serão lançadas oito obras nos gêneros Contos, Crônicas, Literatura Infantil, Dramaturgia, Poesia, Romance e Republicação. A novidade do edital é a premiação de um jovem autor inédito, com o objetivo de estimular a produção literária no município e incentivar o surgimento de novos escritores. As publicações vão compor a Coletânea 2014 do Selo.

“É uma honra muito grande inaugurar o Selo Literário João Ubaldo Ribeiro na categoria Contos. Ele, que era um cronista extraordinário”, comemorou o membro da Academia de Letras da Bahia, Ordep Serra, autor do livro A Devoção do Diabo. A homenagem ao autor baiano e a importância do selo também foi destacada pela antropóloga e professora Goli Guerreiro, que terá publicado o romance Alzira está Morta: Ficção Histórica no Mundo Negro do Atlântico. “A gente tem agora um canal para apresentar uma obra inédita. O selo será um marco na história editorial da Bahia e do Brasil. Com o nome de João Ubaldo, terá grande respaldo e vai atrair os escritores da cidade que estão tentando publicar seus trabalhos”, afirmou.

Para o jovem autor Ian Fraser, a emoção foi enorme. “Não há como descrever a felicidade de estar iniciando minha carreira com o respaldo do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro. Estou muito empolgado em fazer parte do cenário literário baiano”, destacou. O romance selecionado O Sangue é Agreste: Os Livros do Sertão começou a ser escrito pelo bacharel em Cinema e Vídeo em 2004, na aula de roteiro da faculdade e, há dez anos, ele vem desenvolvendo a narrativa.

A proposta do Selo visa a fomentar o mercado literário em Salvador, com resgate da tradição em lançar grandes obras que exaltam a cultura soteropolitana, baiana e brasileira. “É assim que se incentiva a literatura na cidade. Se a Prefeitura continuar fazendo o que fez agora, abrindo espaços para os escritores, vai ser maravilhoso”, finalizou Ordep Serra.

Escritos selecionados:

- CONTOS: A Devoção do Diabo - Ordep José Trindade Serra

- CRÔNICAS: Crônicas Hipermodernas - Márcia Raquel Carvalhal Gonzalez (Mar Zalez)

- DRAMATURGIA: Partiste - Paulo Henrique Correia Alcântara

- LITERATURA INFANTIL: O Circo da Alegria, a Semente da Felicidade - Maria Betânia dos Santos

- POESIA: Mar Interior - Renato de Oliveira Prata

- ROMANCE: Alzira Está Morta: Ficção Histórica no Mundo Negro do Atlântico - Goli Almerinda de Sales Guerreiro

- REPUBLICAÇÃO: Canudos: A Luta - José Guilherme da Cunha

- PRÊMIO JOVEM AUTOR INÉDITO: O Sangue é Agreste: Os Livros do Sertão - Ian Fraser Lima

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑