A cada segundo, em média 15 animais silvestres morrem atropelados no Brasil. Esse número representa aproximadamente 475 milhões de animais mortos por ano. O Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras em Minas Gerais (UFLA), disponibilizou o aplicativo “Urubu” para smartphones, com o objetivo de monitorar as áreas de maior incidência de atropelamentos. Por meio do mapeamento desses dados serão criadas formas de reduzir o número de mortes.
O aplicativo tem por finalidade apenas o monitoramento de animais silvestres e não deve ser utilizado para o envio de dados de atropelamentos de animais domésticos como: cachorro, gato, vaca, galinha, etc.
A grande maioria dos animais silvestres atropelados são de pequeno porte, entre eles estão sapos, roedores e cobras. Esses animais têm grande importância no equilíbrio do ecossistema, já que servem para manutenção da alimentação de espécies maiores.
O projeto visa mapear as áreas mais críticas e estruturar o Banco de Dados Brasileiro de Atropelamento de Fauna Selvagem (BAFS), e por meio dessas informações tomar medidas necessárias para a redução dos atropelamentos.
Novos casos poderão ser evitados com a sua ajuda, e lembre-se: o atropelamento de animais silvestres só ocorre, porque nossos veículos e estradas cruzam seu habitat natural.
Como usar – A utilização do sistema é bastante simples. Basta baixar o aplicativo em seu smartphone através do AppStore ou GooglePlay. Logo após, fotografe os animais silvestres atropelados que encontrar. Tenha atenção quando parar seu veículo para fotografar o animal atropelado, procure um local seguro a fim de evitar um acidente.
Fonte: Ascom / Inema
0 comentários :
Postar um comentário