Extintor do tipo ABC está em falta em diversas regiões; multa será mantida.
Motoristas que deixaram para última hora reclamam de falta do produto. Desde o dia 1º, rodar com extintor do tipo BC pode dar multa de R$ 127.
Desde a última quinta-feira (1), todos os veículos em circulação no país devem ter extintor do tipo ABC - até então, os do tipo BC também valiam. A resolução que definiu a mudança é de 2009, mas muito proprietários deixaram para a última hora e agora não encontram novo extintor para comprar em diversas regiões do Brasil.
Em Salvador o produto também está em falta. Ligamos para várias lojas e postos e simplesmente não tem o extintor.
O problema afeta também quem já tinha extintor do tipo ABC, mas ele venceu recentemente.
Multa
Desde 2005, todos os veículos novos já saíram de fábrica com os equipamentos do tipo ABC, de acordo com a resolução 157 do Contran. Quem rodar com o extintor fora das especificações, seja do tipo de aparelho, seja de validade, está cometendo infração grave, sujeito a multa de R$ 127,69 e inclusão de cinco pontos na carteira. E não terá desculpa.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), não há nenhum estudo ou possibilidade de suspensão da multa no momento, por causa da dificuldade de encontrar o extintor nas lojas. A resolução de 2009 deu quase 5 anos para que todo mundo se adequasse, e a falta do produto no mercado é devido a falta de organização, segundo afirmou o órgão federal ao G1.
A mudança ocorreu porque o extintor antigo, do tipo BC, é recomendado para materiais como líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. O ABC, além destes, também é capaz de combater incêndios em madeira e tecidos, materiais comuns em carros.

0 comentários :
Postar um comentário