Sucesso no último Verão em Ondina, o Para-Praia, projeto que permite o banho de mar assistido para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, está de volta e tem com novidade mais uma etapa estendida para a Praia da Ribeira, na Cidade Baixa. Mais uma vez, o projeto vai possibilitar os portadores de deficiência física realizar o desejo de tomar banhos de mar durante o Verão. Sempre aos sábados e domingos, das 08 às 13 horas, o Para-Praia acontece de 13 a 18 janeiro na praia de Ondina (em frente ao IBR – Instituto Brasileiro de Reabilitação), e de 24 de janeiro a 08 de fevereiro na praia da Ribeira (em frente a Cabana do Bogari, na Cidade baixa.
O projeto foi idealizado pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Cidade Sustentável (SECIN), capitaneada pelo secretário André Fraga, que criou duas praias totalmente adaptadas para deficientes físicos, com cadeiras anfíbias flutuantes, piscina, espaços para atividades recreativas, banheiros especiais, sombreiros, tendas e pistas de acesso à praia. O Para-Praia conta com apoio da Escola Bahiana de Fisioterapia e Saúde Pública e patrocínios do Banco Itaú e Shopping Salvador. A produção é da Nossa Agência Marketing.
CADEIRAS ANFIBIAS
Uma das suas principais atrações na primeira edição, o banho de mar foi estendido de quatro para oito semanas. Com total segurança, os portadores de deficiência física entrarão no mar sentados numa cadeira anfíbia flutuante e acompanhados por alunos e professores do curso de fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Além de fisioterapeutas, o Para-Praia contará também com apoio de Salva Vidas e educadores físicos.
A expectativa é que em média 50 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida desfrutem com segurança do verão de Salvador. O acesso à praia é uma das dificuldades enfrentadas diariamente pelos deficientes físicos. A proposta do Para-Praia é ampliar as suas possibilidades de lazer no Verão e deverá estender o projeto para outras praias da cidade na sua terceira edição em 2016.
A Bahia possui cerca de 3,5 milhões de pessoas com alguma deficiência física. Com este projeto, a Prefeitura Municipal de Salvador espera atender a fatia desta população que reside na Capital, proporcionando momentos de esporte e lazer, bem como servindo de inspiração para que mais atividades como esta sejam desenvolvidas.
Segundo o censo do BGE de 2010, 45 milhões, ou seja, cerca de 23% da população brasileira é portadora de deficiência física, sendo que o Nordeste possui 7,8% desta população.
Criado há 5 anos no Rio de Janeiro, o projeto é uma realidade e acontece todos os dias na Praia de Copacabana. Este tipo de ação também foi realizado com sucesso em várias cidades do país, como Cabo Frio, João Pessoa e Recife.
SERVIÇO:
Para-Praia 2015;
Sábados e domingo de janeiro e fevereiro;
Das 8h às 13h;
De 3 a 18 de janeiro, na Praia de Ondina;
De 24 de janeiro a 8 de fevereiro, na Praia da Ribeira, na Cidade Baixa
Acesso gratuito
%2B(1).jpg)
.jpg)
0 comentários :
Postar um comentário