Médica oftalmologista explica como se proteger e tratar a doença.
Sensação de areia ou de cisco nos olhos, secreção purulenta ou esbranquiçada, lacrimejamento, coceira, pálpebras inchadas, intolerância à luz e olhos vermelhos. Os sintomas da conjuntivite são bastante conhecidos pela população e o número de casos sempre aumenta no verão.
A médica oftalmologista do Hospital Humberto Castro Lima, Dra. Dayse Cury, explica que a “conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Pode ser aguda ou crônica e acometer somente um ou os dois olhos. Geralmente pode levar de uma a duas semanas e não costuma deixar sequelas”.
O verão é a época do ano em que as pessoas estão mais ao ar livre, em contato com outras, tomando mais banho de mar e de piscinas, cujas águas contaminadas são formas importantes de transmissão.
Existem vários tipos de conjuntivite: viral, bacteriana, traumática, tóxica, química, alérgica (poluição, fumaça, cloro de piscinas, produtos de limpeza ou de maquiagem, etc.), entre outras.
Os tipos mais comuns de conjuntivite são:
Conjuntivite bacteriana: Presença de secreção amarelada, olhos vermelhos e com lacrimejamento. Ela é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, secreção ou com objetos contaminados.
Conjuntivite alérgica: Ocorre inchaço acentuado da conjuntiva, coceira, sensação de cisco e fotofobia. Não são contagiosas, mas se não tiver orientação adequada, como evitar coçar olhos com mãos sujas etc; essa conjuntivite pode complicar com a contaminação de bactérias.
Conjuntivite viral: Os sintomas são leves na fase inicial, podendo piorar depois de alguns dias. A intensidade dessa conjuntivite vai depender do vírus e das condições de saúde do paciente. A medicação (colírio) ajuda a aliviar os sintomas. Este tipo de conjuntivite é muito contagiosa e de fácil contaminação, principalmente em ambientes com muita gente, como shoppings e festas populares como Carnaval.
Tratamento
Cada tipo de conjuntivite necessita de uma forma adequada de tratamento. Algumas conjuntivites podem apresentar sequelas ou a necessidade de um tratamento mais complexo, por isso o oftalmologista deve ser consultado logo que os sintomas apareçam.
Recomendações para pacientes com conjuntivite:
- Não coçar os olhos;
- Lavar as mãos com frequência;
- Limpar as secreções com soro fisiológico ou usar água filtrada e fervida;
- Usar compressas geladas de soro fisiológico ou de água filtrada e fervida;
- Trocar lençóis, fronhas e toalhas todos os dias;
- Não usar maquiagem nos olhos;
- Suspender uso de lentes de contato;
- Não compartilhar celulares, toalhas e lenços;
- Não se automedicar e consultar o oftalmologista.
Como se prevenir?
- Não coçar os olhos;
- Lavar as mãos com frequência;
- Não compartilhar toalhas;
- Não compartilhar maquiagem.
0 comentários :
Postar um comentário