O livro e documentário ‘Mulheres de Axé’, que registram a trajetória de vida de religiosas de matrizes africanas da Bahia, estão concorrendo à 18ª edição do Brazilian International Press Awards, nas categorias literatura e cinema e vídeo. A premiação é voltada para artistas, personalidades, entidades e iniciativas que representam e promovem o Brasil nas mais diversas regiões dos Estados Unidos. O voto popular pode ser realizado até 15 de fevereiro pelo site da premiação.
Lançado em 2013, o livro e o filme resultam da parceria do Coletivo de Entidades Negras (CEN), responsável pela organização, e do Governo da Bahia, por meio das secretarias estaduais de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), da Casa Civil e de Políticas para as Mulheres (SPM), além da ONG Ação pela Cidadania.
O trabalho, que conta a história de aproximadamente 200 ialorixás de Salvador, região mtropolitana e Recôncavo, também foi lançado em Nova York, no ano passado, após ganhar tradução para o inglês. O trabalho valoriza a história de luta das lideranças para manter viva a tradição do povo negro e das religiões de matrizes africanas. A lista com os finalistas será anunciada em 17 de fevereiro. Já a cerimônia de premiação acontece em 9 de maio, nos Estados Unidos.

0 comentários :
Postar um comentário