Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Neojiba recebe o violinista Maxim Vengerov no TCA


O violinista Maxim Vengerov realiza no dia 4 de março, às 20h, um concerto especial no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, com a Orquestra Juvenil da Bahia, principal grupo orquestral dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Além de reger a Sinfonia Fantástica de Berlioz, Maxim vai tocar como solista o Concerto em Ré Maior para violino e orquestra, de Tchaikovsky. Os ingressos estão à venda na bilheteria do TCA.

Maxim Vengerov nasceu em Novosibirsk, capital da Sibéria Ocidental, em 1974, e começou a tocar violino aos quatro anos de idade. Aos cinco, ele já dava recitais com peças de Paganini e Tschaikovsky, enquanto desenvolvia uma impressionante disciplina e concentração. Aos oito anos, a técnica de Maxim equiparava-se a de um violinista profissional e ele memorizava peças inteiras com enorme rapidez, não importando o quão complexas fossem. Com 10 anos, ganhou o concurso Junior Wieniawski Competition, na Polônia. Aos 12, ele já dava concertos pela Europa e Japão e fazia gravações. Em 2007, se inicia como regente, função à qual se dedicou integralmente por três anos. 

Maxim já gravou mais de 20 CDs solos e também teve concertos gravados, todos bem recebidos no universo da música de concerto. Entre as gravações, destacam-se um CD com o maestro e violoncelista Mitslav Rostropovich (1927-2007) e outro com o pianista e maestro Daniel Barenboim, então maestro da Chicago Symphony Orchestra e seu mentor musical.

Oportunidade 

Esta será a primeira vez que Maxim vem à Bahia. Para o maestro e pianista Ricardo Castro, diretor fundador do Neojiba, este concerto será uma oportunidade única para a formação dos integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia, que já se apresentaram com as grandes pianistas Martha Argerich, em Milão e Roma, e Maria João Pires, em Genebra e Berlim. “Nossos meninos sairão ainda maiores desse encontro excepcional, pactuando mais uma vez com nossa meta de excelência. Continuaremos lutando para oferecer oportunidades únicas a todos, sem exceção, e para que o Neojiba continue sempre sendo um programa de e para todos nós”. 

No TCA, este encontro histórico para a música de concerto na Bahia será também marcado por uma inovadora parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Alguns músicos vão participar da preparação e da execução das obras, dando início a uma possível reflexão sobre as funções da arte orquestral no século XXI. Haverá ainda participação especial do maestro Carlos Prazeres, convidado do Neojiba para reger o concerto de Tchaikovsky.  

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑