A noite de ontem, terça-feira, 17, foi palco dos principais nomes do desfile no Carnaval de Salvador. Olodum, Muzenza, Cortejo Afro e Commanches do Pelo, entidades apoiadas pelo projeto Ouro Negro, da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), participaram do encerramento da festa.
De acordo com Nelson Mendes, produtor cultural associado do bloco Cortejo Afro, a agremiação reuniu na noite desta terça cerca mil foliões. “Os desfiles do Cortejo, em 2015, foram maravilhosos. O objetivo do bloco foi atingido, principalmente, através da beleza e elegância das fantasias que compõem as alas”. O produtor cultural chamou atenção para a ala das senhoras sexagenárias fantasiadas de Santa Bárbara, a homenageada da noite. “Além de Santa Bárbara, Mãe Santinha, 90 anos, presente no desfile, também é nossa homenageada”, explicou Nelson Mendes.
“O Olodum participou do circuito trazendo para a rua cerca de 2 mil foliões dentro das cordas, e 80 mil fora delas”, apontou João Jorge, presidente do bloco. “A força e papel do Olodum no Carnaval da Bahia são representados no momento dos desfiles”, explicou o Joao Jorge.
O Carnaval da Cultura 2015 é o carnaval da democracia e da diversidade, que leva para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia. São centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais. É diversão garantida para todos os gostos e estilos no espaço público da rua para alegria do folião. O Carnaval da Cultura – uma realização da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) –está organizado a partir de quatro programas: Carnaval do Pelô, Carnaval Ouro Negro, Carnaval Pipoca e Outros Carnavais.


0 comentários :
Postar um comentário