Plantão Integrado para proteção de crianças e adolescentes começa nesta quinta.
Os trabalhos de proteção às crianças e adolescentes que o Plantão Integrado vai realizar no Carnaval começam nesta quinta-feira (12), às 18h, na sede da Fundac, em Brotas. Trata-se de uma ação conjunta coordenada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Ceca), Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps/SSA) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais das diversas entidades da rede de proteção às crianças e adolescentes, o Plantão Integrado é uma estrutura de atenção e atendimento ao segmento. Entre os órgãos públicos e entidades do Sistema de Garantia de Direitos que participam da ação estão o Conselho Tutelar, Ministério Público, Delegacias Especializadas, Juizado da Infância e Adolescência, Semps/PMS, Fundac, SJDHDS, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-BA). Também é parceiro da ação o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Atividades
Durante os seis dias de Carnaval, serão realizados atendimento, avaliação e encaminhamento dos casos. Também as equipes volantes de proteção, sob a responsabilidade da Semps/PMS, farão a primeira abordagem a crianças e adolescentes em situação de ameaça ou de violação de direitos no circuito do Carnaval e darão o encaminhamento adequado. Atuarão ainda na prevenção, com orientações e distribuição de materiais aos foliões.
Nos Espaços Temporários de Convivência, equipes multiprofissionais atenderão crianças e adolescentes em situação de risco ou violação de direitos. Além de prover as condições de acolhimento temporário, alimentação e higiene, realizarão atividades lúdico-pedagógicas e de apoio especializado durante a permanência no espaço.
Observatório
O Observatório de Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes é mais uma importante atividade do Plantão Integrado, que irá coletar junto aos órgãos parceiros, os registros das ocorrências de violação, analisando e divulgando por meio de relatórios diários. O Observatório permite identificar o fluxo de atendimento e registrar as ocorrências e os encaminhamentos dados aos casos.
0 comentários :
Postar um comentário