Programa visa sensibilizar população para a conservação do Lobo-Guará.
Com o intuito de despertar nas pessoas a necessidade da preservação da fauna, a Sociedade de Zoológicos e Aquários (SZB) e o “Programa para a Conservação do Lobo-Guará – Lobos da Canastra”, neste ano de 2015, buscará através da sensibilização popular, comprovar que é possível uma convivência pacífica com a espécie. O Zoológico de Salvador, destaque na manutenção de espécies brasileiras, não poderia ficar de fora e também participará da campanha.
A SZB tem como principal OBJETIVO promover o projeto entre zoológicos, aquários brasileiros e membros como instituições de ensino, pesquisa cientifica, conservação, recreação e cultura. Com este objetivo, neste ano será desenvolvido “O Ano do Lobo–Guará”, uma parceria entre SZB e o “Programa para a Conservação do Lobo-Guará – Lobos da Canastra”. O mesmo tem 10 anos de pesquisa e conta com ações práticas para conservação do animal na serra da Canastra, em Minas Gerais. A campanha permite que a SZB ajude a envolver não apenas a população local, mas todo o país na conservação dos lobos-guarás.
O programa “Sou Amigo do Lobo” busca informar e envolver toda a sociedade na conservação da espécie. O projeto não limita apenas aos moradores da Serra da Canastra, mas também serviu como modelo para outros locais de conflitos com a fauna. A partir dos resultados positivos foi comprovada para a população que é possível a convivência pacífica com a fauna.
Desde 2013 são desenvolvidas campanhas de Educação Ambiental e preservação em âmbito local e global. Com 20 milhões de visitantes anuais, os zoológicos e aquários do Brasil ajudarão a divulgar a mensagem de sensibilização da população com a espécie ameaçada.
Lançamento - O Lançamento da campanha ocorrerá durante o Congresso da SZB em Foz do Iguaçu no mês de março. O evento contará com a participação do coordenador do “Programa de Conservação do Lobo-Guará – Lobos da Canastra”, Rogério Cunha de Paula e com a equipe do projeto. O pesquisador ainda participará, junto com o co-autor, o fotógrafo Adriano Gambarini, de uma noite de autógrafos do livro “Histórias de um Lobo”. A campanha contará com distribuição de materiais em Zoos e aquários do país (cartilhas, adesivos, carteirinha, cartazes) e um site onde serão disponibilizadas informações sobre o projeto.
Lobo-Guará - Visivelmente parecido com uma raposa, o Lobo-Guará é o maior representante da família dos canídeos na América do Sul, identificado desde o sul da Amazônia até o Uruguai. Sua espécie é chamada de Chrysocyon brachyurus, que quer dizer “animal dourado de cauda curta”. Além de ser territorialista, a espécie possui hábitos noturnos, são ágeis ao entardecer e ao amanhecer, e durante o restante do dia ficam descansados.
Fonte: Ascom / Inema
0 comentários :
Postar um comentário