Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Resíduos sólidos descartados no Carnaval terão destino sustentável


Para fazer a coleta e reaproveitamento dos resíduos sólidos descartados durante o Carnaval de Salvador, o Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia (CCRB), em parceria com o Governo do Estado, lançou mais uma edição do Eco Folia Solidário. Este ano, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio do programa Vida Melhor Urbano, destinou cerca de R$ 220 mil para a compra de fardamentos, Equipamentos de Proteção Individuais (Epis) e alimentação.

O fardamento e a alimentação foram elaborados pelas cooperativas que integram as Redes de Alimentação e Produção. Para o coordenador da Rede de Produção, Djalma Santos, “a iniciativa do Governo do Estado em comprar os produtos elaborados pelas cooperativas, fortalece cada vez mais a economia solidária no estado”. 

O evento aconteceu na quarta-feira (11), no auditório do Centro de Referência Nelson Mandela, em Salvador, com a presença dos representantes das secretarias Nacional de Economia Solidária (SNES), José Boa Morte, SJDHDS, Kivio Dias, do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Lívia Borges, Municipal da Cidade Sustentável, André Fraga, Casa Civil, André Santana, Organização Internacional do Trabalho (OIT), José Ribeiro, do Fórum Baiano de Economia Solidária e do CCRB.

O Complexo vai entregar 976 kits, contendo botas, luvas, protetor auricular, fardamentos e três refeições diárias, sendo 800 para os catadores avulsos e 176 para os cooperativados. A ação prevê a coleta de 65 toneladas de material reciclável, entre eles, latinhas, garrafas peti, embalagens plásticas, vidros, além do óleo de frituras utilizado na elaboração de alimentos em nove camarotes parceiros da ação. Para Kívio Dias, “é preciso fazer um esforço conjunto para que o Eco Folia Solidária não seja apenas uma ação de Carnaval, mas que se transforme em uma política estruturante de inclusão social e geração de emprego e renda”. 

Sustentabilidade 

Executado pela Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet), a iniciativa já está na 12ª edição. De acordo com o presidente da Camapet e CCRB, Joilson Santana, o projeto busca melhorar as condições de trabalho e renda, minimizar a situação de exploração e risco a que os catadores são expostos, além de favorecer a redução dos impactos ambientais por meio da coleta do material reciclável. 

A iniciativa promove um aumento de até 20% na renda dos cooperativados e os trabalhadores avulsos recebem uma renda de R$ 400. O material recolhido é direcionado para quatro centrais de apoio ao catador, localizadas na Barra, Ladeira da Montanha, Dois de Julho e Politeama, onde os materiais recicláveis são triados, prensados e armazenados. 

Centrais de Apoio ao Catador

Central da Rua Carlos Chiacchio - Barra (em frente ao Cristo) 
Central do Politeama - Próximo ao Shopping Orixás Center
Central da Ladeira da Montanha 
Central do Largo Dois de Julho 

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑