Os foliões terão o suporte do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) durante todo o período do Carnaval em Salvador. O atendimento foi iniciado nos circuitos Barra-Ondina e Campo Grande na tarde desta quinta-feira (12), com a oferta de vários serviços.
Nas unidades, podem ser feitos registro de perda de documentos, agendamento para confecção da segunda via das carteiras de identidade (RG), habilitação (CNH) e trabalho, além do bloqueio de cheques e cartões de crédito por meio do sistema ‘Alerta Geral’.
Nas duas carretas do SAC Móvel também é oferecido atendimento da Ouvidoria Geral do Estado (OGE), onde o cidadão vai poder fazer qualquer registro de queixa, sugestão ou elogio sobre os serviços prestados pelo governo estadual nos mais diversos setores.
Durante os seis dias de atendimento especial no circuito Barra-Ondina, o funcionamento é das 14h às 2h do dia seguinte. Já, no Campo Grande, as atividades ocorrem das 20h até as duas da manhã seguinte. Esta unidade funciona na Rua Politeama de Cima, ao lado do Instituto Feminino da Bahia.
“Nossa intenção é dar mais comodidade ao folião. Queremos que durante a festa haja desfile de ritmos, de alegria, mas também de cidadania. O SAC Móvel se integra aos serviços do Estado no período de folia”, afirma o secretário estadual da Administração, Edelvino Góes, que visitou o local para a abertura dos trabalhos do SAC.
Agendamento
A ambulante Tânia Araújo foi a primeira a ser atendida. A trabalhadora de 44 anos conta que não teve problema para agendar a confecção das carteiras de identidade e de trabalho. “Achei ótimo. É muito cômodo vir trabalhar no circuito e ter à disposição tantos serviços. Fui a primeira a ser atendida e só tenho elogios. Marquei para tirar a segunda via dos documentos no próximo dia 25”.
Todos os agendamentos são para atendimento a partir da Quarta-feira de Cinzas (18), nos postos SAC do Salvador Shopping, Shopping Paralela e Liberdade; Lauro de Freitas, na região metropolitana; e Feira Centro II, em Feira de Santana.
O SAC Móvel integra a rede de serviços do Governo do Estado no Carnaval desde 2008. No ano passado, 18.941 atendimentos foram registrados, e a expectativa para 2015 é que o número aumente em cerca de 30%, com a maior divulgação dos serviços oferecidos.
Identificação de crianças
Nas unidades, os foliões também podem obter informações sobre mobilidade (linhas de ônibus, pontos de táxis, horário de funcionamento do metrô), localização de camarotes e programação de blocos. Ainda faz parte dos serviços entrega de preservativos, impressão de certidão de antecedentes criminais e identificação de menores por meio das pulseirinhas.
A faturista Maria Lopes, 42 anos, se planejou para curtir a festa em família. Ela vai levar os dois filhos Guilherme e Lucas, de 6 e 10 anos, respectivamente, e para evitar dores de cabeça visitou o SAC Móvel e solicitou as pulseirinhas de identificação. A ideia é reduzir o risco de desaparecimento.
“É uma iniciativa interessante. Poder identificar as crianças com as pulseirinhas nos dá mais possibilidade de ficarmos seguros. Se elas se perderem, será mais fácil localizá-las”, afirma Maria Lopes.
0 comentários :
Postar um comentário