A manhã desta segunda-feira (09/03) foi marcante para a Saúde Pública do município de Camaçari. A ocasião celebrou o início da atuação dos residentes dos programas de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) e de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF), desenvolvidos e executados pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Fundação Oswaldo Cruz - Bahia.
O evento contou com a presença dos cerca de 60 residentes e de autoridades e gestores, dentre eles o secretário da Saúde de Camaçari, Washington Couto, e o gestor do Núcleo de Planejamento da FESF, Silvio Medina. Couto ressaltou que o momento é dos mais importantes e é uma oportunidade para inovar e qualificar o setor. "Não vamos deixar esse bonde passar e vamos aproveitar para fazer diferença e contribuir, significativamente, com a melhor qualidade da assistência aos munícipes. Toda equipe estará aqui pra acolher cada um dos residentes ouvindo críticas e sugestões", declarou o secretário.
Seminário | No último sábado (07/03), durante todo o dia, outra atividade, envolvendo os residentes matriculados, foi realizada. O seminário de acolhimento ocorreu no auditório do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia e teve o objetivo de integrar os profissionais matriculados com a equipe pedagógica, bem como apresentar a Fundação e os programas de residência.
Jérzey Timóteo Ribeiro dos Santos, diretor adjunto do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde do MS, fez questão de enfatizar a importância de iniciar atividades de programas como esses. “O Ministério vê com muito bons olhos a implantação das primeiras turmas de residência da FESF. Trata-se de uma ação que certamente vai impactar positivamente a gestão da Saúde do município ao qual for direcionado o residente, contribuindo, inclusive, com a desprecarização na área, uma das bandeiras mais importantes levantadas pela Fundação”, avalia o diretor adjunto.
Estiveram presentes, ainda, no seminário, preceptores, tutores e outros integrantes da equipe da Fundação que atuam, diretamente, em questões relacionadas às residências. É o caso do secretário executivo da FESF, José Santana, que apresentou a história e as principais características da instituição, além de resultados obtidos ao longo dos cinco anos de existência da Fundação, ressaltando que “a modelagem institucional inovadora da FESF-SUS contribui para a agilidade em desenvolver projetos como os das residências.”.
A implementação de programas de Residência em Saúde da Família da FESF-SUS pretende garantir a qualificação dos serviços prestados às famílias e comunidades assistidas, assegurando, assim, os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das demandas locorregionais.
0 comentários :
Postar um comentário