No Ciranda Café, Cultura e Artes, no Rio Vermelho, evento pretende incentivar leitura e poesia.
Em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, o Ciranda Café, Cultura e Artes e o Grupo Dó Ré Mi Lá realizam o sarau Viva Poesia. O evento é especialmente dedicado às crianças, adolescentes e suas famílias. O projeto visa valorizar a poesia na humanização e na formação de leitores. Acontece no próximo domingo, 15 de março, às 16h. A entrada é franca e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3012-3963 ou pelo facebook www.facebook.com/CirandaCafeSalvador.
O sarau será uma oportunidade de reunir as famílias em torno das letras e do verso. A fundadora do Ciranda, Patrícia Helena Dias, destaca que pais, avós e irmãos de todas as idades serão super bem vindos ao projeto, acompanhando os pequeninos. “É preciso resgatar os encontros em que as pessoas se reúnem para apreciar e compartilhar os versos. Nosso sarau de poesias será um desses momentos de trocas”, afirma a empreendedora.
Com uma mãe que amava as Artes e tendo como pai um grande editor de livros, Patrícia cresceu em contato com as diversas possibilidades da cultura e língua portuguesa. Quando criança, aprendeu sobre a importância da literatura e da poesia na humanização. Desde que fundou o Ciranda, há cinco anos, Patrícia tem procurado gerar ações de valorização da cultura no espaço.
A educadora Milla Franco, que é vocalista do Dó Ré Mi Lá, comenta que a poesia “contribui para que a criança possa desenvolver a imaginação e sentimentos de forma significativa e lúdica”. Segundo ela, a sonoridade, a rima e o ritmo são fatores ricos na formação do individuo.
Ouvir conteúdos em forma de verso contribui, segundo Milla, para que as crianças se divirtam com as imagens criadas a partir das palavras. Ela conta que o Grupo Dó Ré Mi Lá foi concebido para estimular reais valores e auxiliar no saudável desenvolvimento das crianças. “Isso tudo com muita alegria, simplicidade e de forma lúdica”, acrescenta a artista.
Mila Franco comandará o sarau junto com o multi-instrumentista Rogério Lustosa, um dos companheiros na banda. Também educador, ele é compositor, arranjador e músico desde os 11 anos de idade. É graduado em Licenciatura em Música pela UFBA.
Criadores do projeto Dó Ré Mi Lá acreditam que toda criança é um ser livre que precisa de um ambiente fértil para despertar suas potencialidades. A proposta é desenvolver um trabalho que extraia do universo infantil a importância de ser criança.
Dia Nacional da Poesia - O dia nacional da poesia foi criado para divulgar a poesia e a linguagem literária. A data escolhida, 14 de março, foi uma homenagem a Castro Alves, um dos maiores poetas brasileiros. Antônio Frederico de Castro Alves nasceu na cidade de Curralinho (atualmente Castro Alves), em 14 de março de 1947. Ele foi criador de uma nova concepção de amor na literatura, além de ter sido um grande entusiasta por grandes causas sociais, a exemplo da abolição da escravatura. A poesia é uma das expressões artísticas mais populares e, geração após geração, tem contribuído para aguçar o interesse pela leitura e pela escrita.
0 comentários :
Postar um comentário