Em homenagem ao Dia da Mulher, comemorado no domingo (8), a população da comunidade de Beiru/Tancredo Neves e bairros adjacentes, em Salvador, terá uma semana repleta de atividades e prestação de serviços gratuitos. A Casa da Cidadania Pacto pela Vida, órgão do governo do Estado vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), desenvolveu uma programação especial para as mulheres da região.
Desenvolver atividades que proporcionem o bem-estar físico, psíquico e social, além da valorização da autoestima das mulheres da comunidade, é o objetivo da programação. Serão realizadas ações de estimulo à prática de hábitos saudáveis e inclusão educacional, produtiva e social das mulheres em situação de vulnerabilidade.
Protagonismo
As atividades foram abertas nesta segunda-feira (9), com palestra da superintendente de Apoio e Defesa aos Direitos Humanos (SUDH), Anhamona de Brito, que falou sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea. Para ela, muitas mulheres ocupam o lugar de chefes de família, a maioria sem a ajuda de um companheiro, sendo as únicas responsáveis pela criação dos filhos. “A mulher precisa ser enxergada pelo governo e sociedade nessa nova dimensão”.
A plateia ainda foi motivada a refletir sobre o protagonismo da mulher, desconstruindo mitos de fragilidade e dependência feminina. Temas como violência sexual e doméstica, além de formas de denúncia e prevenção foram debatidos. Para os próximos dias, a programação prevê a realização da Campanha de Combate à Hipertensão Arterial - quando as mulheres vão poder realizar aferição da pressão arterial gratuitamente; palestra sobre alimentação saudável; cuidado com a beleza e bem-estar da mulher por meio de serviços de estética gratuitos.
A Casa da Cidadania foi inaugurada, em novembro de 2011, com a finalidade inicial de levar mais cidadania para a comunidade por meio da prestação de serviços executados em ações comuns e transversais da SJDHDS, com outras secretarias de Estado, Municípios e demais órgãos do poder público. Mais do que atender, a Casa da Cidadania encaminha as famílias às redes socioeducativas.
0 comentários :
Postar um comentário