Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Casa Civil promove seminário sobre segurança alimentar

Casa Civil promove seminário sobre segurança alimentar e nutricional. 

Alimentação adequada e saudável é direito básico de todos. Discutir e traçar estratégias, unindo poder público e sociedade civil, para garantia do acesso a este direito é o principal objetivo do Seminário Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) na Bahia. O evento promovido pela Casa Civil do Estado, por meio do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), aconteceu nesta terça-feira (31), no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. 

A mesa de abertura do encontro teve a presença dos secretários estaduais Bruno Dauster (Casa Civil e presidente do GGSAN) e Geraldo Reis (Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social), do presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-BA), Naidison Baptista, do superintendente da Bahiater, Elionaldo Faro, e da coordenadora estadual dos Territórios de Identidade (CET), Cecília Petrina. Representando o governo federal, participou a coordenadora geral de apoio ao Sisan, no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrícia Gentil. 

Bruno Dauster destacou as conquistas alcançadas pela Bahia quanto à segurança alimentar e disse que ainda há um longo caminho a ser percorrido. “O combate à fome é pauta de muita relevância. Avanços imensos foram obtidos. Na Bahia, ampliamos significativamente o número de domicílios em situação de segurança alimentar (SAN) entre 2004 e 2013. O esforço é grande para seguirmos nesse ritmo e o nosso trabalho não pára”.

Segundo Naidison Baptista, é fundamental a compreensão da importância de se discutir ações que voltadas para segurança alimentar e nutricional da população. “Precisamos dar as mãos para que esta mensagem seja propagada e, futuramente, tenhamos um plano de segurança alimentar e nutricional que abranja toda a Bahia. Estou certo de que vamos dar conta desse objetivo, com entusiasmo e compromisso”.

Para o Cacique Umburana, da etnia Pataxó, representante dos povos indígenas no Consea-BA, as ações do governo em prol da SAN devem ser articuladas às produções das comunidades da agricultura familiar. “Alimentação de verdade é a orgânica. Queremos que nossas crianças, na minha comunidade, possam, na escola, comer o peixe que pescamos, a galinha que criamos, a mandioca que plantamos”. 

Com a criação do Sisan, em 2006, o governo federal assumiu o compromisso com a inclusão da alimentação no rol dos direitos sociais consagrados pela Constituição, o que reforça a obrigação do Estado de planejar e adotar estratégias para assegurar à população o direito humano à alimentação adequada e saudável. 

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑