Originalmente construído no século XVII e com a sua arquitetura transformada no século XIX, o Forte de Santo Antônio da Barra, localizado na entrada da Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, mais conhecido como Farol da Barra, servirá de cenário para uma intervenção artística, às 20h de quarta-feira (29).
Trata-se de mais um projeto contemplado pelos editais do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que nos últimos anos tem apoiado iniciativas educacionais, artísticas e culturais que dialoguem com os patrimônios materiais e imateriais da Bahia. Os editais têm recursos do Fundo de Cultura da Bahia.
Histórias encenadas
"O projeto 'Vozes do Farol' é uma intervenção dramatizada por atores profissionais, com o objetivo de apresentar o prédio, o acervo e a história do Museu Náutico da Bahia, através de histórias encenadas in loco", esclarece a proponente e museóloga Morgana Dávila.
Segundo ela, o público alvo são estudantes, de 8 a 14 anos, de escolas públicas e particulares. "Mas, amanhã [quarta, 29], será uma sessão institucional voltada para servidores do Ipac, produtores culturais, imprensa, museólogos e outros convidados"..
O objetivo é mostrar que o projeto pode servir de modelo para estimular a visitação em outros museus. "Divulgamos o 'Vozes do Farol' como ação educativa”, afirmou ainda a museóloga. Para serem utilizados pelos editais de patrimônio e museus, os bens culturais devem ter proteção oficial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ou do Ipac.
O Farol da Barra está sob a jurisdição da Marinha do Brasil e é tombado como Patrimônio do Brasil, desde 1938, pelo Iphan. Já o Ipac administra os museus estaduais como o Mam (Museu de Arte Moderna da Bahia), o Mab (Museu de Arte da Bahia), o Palacete das Artes, o Centro Cultural Solar Ferrão, dentre outros.
Fundo de Cultura
O projeto de Morgana Dávila foi contemplado pelo Edital nº15/2013. Segundo a assessora-chefe da Assessoria Técnica do Ipac, Margarete Abud, este edital é destinado a projetos que visem à preservação, valorização, pesquisa, inventário, difusão, dinamização e até a qualificação da gestão e formação de pessoas que trabalhem com museus. Informações sobre editais e o Fundo de Cultura podem ser conferidas no site da Secult ou no link. Ações do Ipac podem ser acessadas pelo site da instituição.
0 comentários :
Postar um comentário