Começou hoje, às 14h, a Mostra Identidade, exposição totalmente concebida por jovens oriundos de comunidades periféricas de Salvador, estudantes da escola Oi Kabum, no Pelourinho. A mostra fica aberta de segunda a sexta-feira, à tarde, na sede da instituição, no Terreiro de Jesus. Os trabalhos marcam a conclusão do Módulo I da Turma VI, e têm a Identidade como tema. Serão exibidas produções das quatro linguagens exploradas no programa: Computação Gráfica, Fotografia, Vídeo e Design Gráfico. A Oi Kabum! é um programa do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, gerido em Salvador em parceria com a CIPÓ - Comunicação Interativa.
A Turma VI de Computação Gráfica apresentará animações produzidas no formato de um álbum de fotografias animado. Com autorretratos dos jovens e através de pequenas animações individuais, eles contarão um pouco da sua história pessoal. Já os jovens da Turma de Vídeo exibirão cinco produções: “Autorretrato, O Trailer”, sobre o contínuo e inacabado processo de estudo da própria imagem; “As Canções da Oi Kabum!”, que aborda como as músicas que ouvimos revelam sobre a nossa personalidade; “A Caixa Mágica”, minidocumentário desenvolvido em parceria com a Turma de Fotografia a partir dos registros da Oficina de Confecção de Caixa Mágica; “A Lista”, um curta de ficção baseado em fatos reais, e o clipe “Sarafro”, registro do sarau de música, poesia e performance, realizado pelos jovens da Oi Kabum! Salvador na comemoração do mês da Consciência Negra.
A Turma de Fotografia apresenta quatro obras: “Dentro de mim tem um lugar”, série de retratos dos jovens que foram sobrepostos com fotografias de locais representativos para eles; “Ensaio Neon”, trabalho que questiona o ato de ser fotografado e inclui um vídeo do processo que utilizou luz negra e tinta neon; “Eu e outro em mim”, com imagens de área de Salvador com significado pessoal para os autores das fotografias, e “Ensaios Temáticos”, com personagens que foram criados a partir dos autorretratos.
A Turma de Design Gráfico desenvolveu produtos que seguem a mesma linha conceitual das demais linguagens e serão apresentados através de cartazes, quadros analógicos e projeções digitais. Os jovens exibirão também fotos inspiradas na Pop Art e nos memes; peças de Identidade Visual e cinco marcas adotadas por empresas reais; autorretratos que utilizaram a técnica do bordado à mão, e cartazes minimalistas, resultado do processo gráfico de síntese visual.
Tendo a História da Arte como ponto de partida, foram feitas discussões sobre o uso do próprio corpo como objeto de estudo; artistas utilizaram desde a autorrepresentação como característica artística até a reflexão contemporânea sobre o selfie. Assim foi construído um material conceitual, coletivo, diversificado e amplo para desenvolver em cada linguagem um projeto artístico, que pudesse provocar reflexões e debates sobre identidade e, assim, alimentar a elaboração dos autorretratos.
SERVIÇO:
Identidade - Mostra Multimídia da Oi Kabum! Salvador
Visitação: de 30 de março a 30 de abril de 2015
Local: Galeria Oi Kabum! Salvador e espaço externo à escola
Endereço: Terreiro de Jesus, 17 – Centro Histórico - fone 71 - 3345 5657.
Horário de Visitação: de segunda a sexta-feira de 14h às 18h
Produtos nas Linguagens: Computação Gráfica, Design Gráfico, Fotografia e Vídeo.
Sobre a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia
A Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia oferece a jovens de comunidades populares urbanas, estudantes ou egressos da rede pública, formação em cursos de design gráfico, computação gráfica, vídeo, fotografia e webdesign. Com unidades em Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, o programa dura 18 meses e propõe fazer com que os jovens se apropriem das tecnologias da comunicação e da informação em processos criativos, podendo assim atuar nos campos de trabalho artístico e cultural. Em Salvador, a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia é desenvolvida desde 2004, em parceria com a CIPÓ-Comunicação Interativa.
Após a finalização do curso, os egressos têm a opção de integrar, por um período de seis a 18 meses, um segundo módulo de formação chamado Núcleo de Produção. Nessa etapa, são planejados e executados projetos autorais dos jovens e também trabalhos solicitados por clientes que buscam os serviços dos jovens profissionais formados na Oi Kabum!, sempre com o acompanhamento pedagógico de educadores da escola. Esse módulo tem como objetivo estimular a produção artística e cultural dos jovens, buscando a inserção deles no mercado de trabalho a partir de parcerias e articulações feitas com diversas instituições e empresas. A Oi Kabum! também beneficia outros públicos além dos seus estudantes do seu curso regular por meio de suas Ações Multiplicadoras, que dá a jovens e educadores a oportunidade de experimentar o conteúdo e a metodologia desenvolvidos no programa. Trata-se de uma iniciativa sistematizada de capilarização de conhecimentos acumulados em doze anos de ensino e aprendizagem de arte e tecnologia. Por meio de atividades formativas, o programa visa a estabelecer articulações com o poder público, especialmente com as Secretarias de Educação, além de outros atores sociais, como artistas e lideranças comunitárias.
Mais de 1100 jovens já se formaram na Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, que conta com a parceria de ONGs locais especializadas em comunicação, educação e juventude para a execução do programa.
Sobre a CIPÓ – Comunicação Interativa
É uma organização não-governamental, que utiliza a comunicação e a arte para promover o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens de comunidades populares da Bahia. Ao longo de seus 12 anos, a instituição vem atuando com projetos que visam à melhoria da escola, à inserção qualificada de jovens no mundo do trabalho, à garantia de direitos, à participação e o desenvolvimento social e à democratização da comunicação e da cultura.
Sobre o Oi Futuro
O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.
Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.
O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. Em 2010, a Oi ainda lançou, por meio do Oi Futuro, seu primeiro edital para patrocínios de projetos de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando ainda mais o compromisso com iniciativas sustentáveis. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, apoiando e desenvolvendo parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.
0 comentários :
Postar um comentário