Salvador é a cidade mais difícil para se encontrar emprego online - Aponta pesquisa.
A competição por empregos em São Paulo é maior do que outras capitais nacionais, de acordo com a última pesquisa do buscador de empregos www.adzuna.com.br. Os candidatos tem uma chance maior de encontrar emprego no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, onde o número de pessoas concorrendo a um cargo é menor. Salvador é a capital mais difícil do Brasil para se encontrar emprego online.
A pesquisa foi feita em 8 capitais do Brasil, comparando o número de vagas abertas anunciadas online, mais de 450.000 vagas indexadas no Adzuna, com dados do IBGE e DIEESE sobre desemprego nas grandes cidades, publicados em Março de 2015. A equipe do Adzuna também analisou a distribuição de vagas em diferentes setores, para determinar quais àreas estão contratando mão de obra nas diferentes localidades.
Melhores cidades para se encontrar emprego - Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo, encabeçam a lista dos lugares mais fáceis de se encontrar emprego online no Brasil. O crescimento do mercado de trabalho de Porto Alegre é interessante, porque é resultado de um aumento no volume de vagas no varejo e na área de vendas. Em comparação com os dados do ano passado, o número de vagas abertas online aumentou consideravelmente nas capitais, mas este aumento foi menor São Paulo.
Piores cidades para se encontrar emprego - Das oito capitais analisadas, Salvador é a mais difícil para se encontrar emprego online, com 76 aplicantes por vaga, seguida por Recife, com 31 candidatos por vaga e o Distrito Federal, com 23 candidatos por vaga. Veja a tabela com a proporção do número de candidatos por vaga abaixo.
Os salários médios reduziram em 2015 - As médias salariais das vagas abertas nas grandes cidades sofreram uma redução considerável em relação aos dados do ano passado. A principal razão dessa redução é um aumento no número de vagas para cargos mais baixos com salários menores. Apesar de ser a capital com o maior número de candidatos por vaga, Salvador é a cidade com a maior média salarial nas vagas abertas, R$ 1.657,00, seguido de São Paulo onde o salário médio nas vagas disponíveis é R$ 1.637,00.
Os setores mais aquecidos - O setor de serviços concentra a maior parte das vagas abertas online, são mais de 64 mil vagas abertas, concentrando 12% do total de vagas divulgadas online no Brasil em 2015. O número de vagas abertas no setor industrial sofreu uma queda considerável em relação ao ano anterior, perdendo a segunda posição no ranking para o setor administrativo. Confira a tabela abaixo com o total de vagas abertas para cada setor.
“O objetivo da nossa pesquisa é visualizar um mapa da empregabilidade no país, através do número de vagas anunciadas na internet. É interessante observar a evolução do número de vagas anunciadas online em relação ao ano passado: a queda na relação candidato / vaga é reflexo de um número maior de empresas utilizando a internet como canal de contratação de seu quadro de funcionários, assim como a redução na média salarial das vagas anunciadas é resultado de um número maior de vagas para cargos mais baixos anunciados online. Um dos principais fatores dessa mudança é a inclusão digital e acesso à internet das classes C e D, que impulsiona esta mudança de comportamento das empresas e candidatos nos processos seletivos. A internet está se tornando cada vez mais o principal canal de recrutamento para as empresas, e isso nos proporciona uma visibilidade cada vez maior do mercado de trabalho brasileiro como um todo e as tendências para cada setor e região do Brasil”, comenta Guilherme Winspear, gerente regional da Adzuna Brasil.
Tabelas com os dados abaixo:

0 comentários :
Postar um comentário