Centro de Referência Nelson Mandela inicia série 'Literatura Negra Comentada'.
A série de painéis ‘Literatura Negra Comentada’, organizada pelo Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, em Salvador, será iniciada na sexta-feira (8), às 14h30. O objetivo da iniciativa é discutir e aprofundar abordagens relacionadas às questões étnicas, religiosas, raciais e de gênero, a partir de publicações que tratam destas temáticas.
O Centro de Referência é vinculado à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e à Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. O local possui biblioteca especializada e espaço para promoção de debates, formações e atividades ligadas à área, além do atendimento às vítimas de discriminação racial ou violência motivada por questões ligadas às religiões.
Combate ao racismo pela educação
A primeira obra a ser trabalhada nos painéis é o livro ‘Alternativas para combater o racismo’, de Manoel de Almeida Cruz, publicado em 1989. O autor, falecido em 2004, pautou debates acerca dos desafios do combate ao racismo por meio do campo da educação. Sociólogo, ele foi um dos fundadores do Núcleo Cultural Afro-Brasileiro (NCAB) e o principal formulador da Pedagogia Interétnica.
Manoel de Almeida Cruz apontou que o preconceito racial e o racismo eram transmitidos, entre outras formas, pelo processo educacional e, segundo o sociólogo, apenas uma intervenção sistemática poderia dar uma resposta mais científica e positiva com relação a estes fenômenos.
O evento será realizado no Centro de Referência, localizado na Avenida 7 de Setembro, Edificio Brasilgás – onde também funciona a Fundação Pedro Calmon -, 1º andar, no Centro da cidade. A atividade é direcionada a ativistas do movimento negro, estudantes das áreas de ciências sociais e direito, profissionais ligados à biblioteconomia, o próprio público atendido pelo equipamento, além da população em geral. A organização do evento fornecerá certificado aos participantes. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 71 3117-7445/7448 ou pelo e-mail cr.racismo@sepromi.ba.gov.br.
0 comentários :
Postar um comentário