Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Circocicleta nas Sete Portas


O grupo Viapalco se apresenta neste final de semana nas Feiras das Sete Portas e Itapuã e no Mercado do Ogunjá. 

A estreia foi fantástica e em plena Feira de São Joaquim. Agora é a vez das feiras das Sete Portas e Itapuã e do mercado do Ogunjá receberem o Grupo de Teatro Viapalco, com o  CIRCOCICLETA, espetáculo que reúne palhaçaria e bicicletas excêntricas. AS apresentações gratuitas acontecem na quinta, às 09h, é na Feira das Sete Portas, na sexta, às 10h, no Mercado do Ogunjá e no sábado, às 09h, na Feira de Itapuã.  Aprovado no Edital Arte Toda Parte - Ano II da Fundação Gregório de Mattos – FGM, o CIRCOCICLETA, que tem direção de João Lima, é um espetáculo circense que é executado por cinco palhaços que iniciam a função fazendo um cortejo montados nas bicicletas - monociclo, bicicleta dupla, minibicicleta, bicicleta estendida, velocípede - , nas quais realizam evoluções pelo entorno do local de apresentação, ampliando o impacto de recepção da plateia, tanto visual quanto sensorial. Este cortejo, além de ser um prólogo e dar um toque apoteótico à apresentação, também serve de chamariz para o público. 

As bicicletas carregam os elementos de cena necessários para a realização do espetáculo. Uma vez chegando no espaço cênico predeterminado, surpreendentemente, elas se transformam no cenário da peça. Assim, tubos retráteis, devidamente acoplados em todas as bicicletas e levantados com o uso de manivelas ou roldanas, levam no seu topo, cordas que são içadas a três ou quatro metros de altura, decorado com fitas, bandeiras e outros elementos, sugerindo uma alegre lona de circo. Toda essa arrumação é executada ao som de uma música, emitida por um sistema de som, também acoplado em um dos veículos.  

Após essa convocatória, um rosário de números, jogos, gags e cenas começa a ser desfiado para deleite do público. Ao longo do espetáculo, são realizados números e esquetes clássicos da palhaçaria tradicional, que é um traço marcante nos trabalhos do grupo Viapalco, misturados a diversas técnicas circenses, como acrobacia de solo, malabares, mágicas, adaptados ao formato de rua. No final de tudo, como um circo que chega e sai de uma praça deixando saudades, as “lonas” serão recolhidas, os mastros retráteis baixados e novamente a palhaçaria montada em duas rodas seguirá seu rumo colorindo a cidade.



DIÁLOGO CIDADÃO



O espetáculo CIRCOCICLETA, portanto, é um diálogo com o cidadão, uma conversa pautada na democratização ao acesso às manifestações culturais.  O fato de estabelecer as apresentações em feiras livres, mercados e na Orla da Barra oportuniza ao público, não habituado a ir ao circo, vivenciar uma inesperada e maravilhosa experiência lúdico-cultural, garantida pela magia do universo circense, e que abre portas para que esse espectador possa se interessar por consumir essa arte. 

E o Grupo Viapalco, por toda sua trajetória de vida, coloca em cena um show de qualidade técnica e artística, e com CIRCOCICLETA se aprofunda dentro da linha de trabalho adotada uma vez que sempre investiu muito na pesquisa e prática da arte do circo, em técnicas como acrobacias de solo, acrobacias em tecido, mágicas, malabarismos e, sobretudo, palhaçaria. Além disso, o espetáculo é uma proposta de diálogo e interseção entre o Circo Contemporâneo, Novo Circo, com um dos elementos mais antigos do Circo Tradicional: os números clássicos de palhaço.



Segundo estudos, o Brasil tem hoje cerca de 70 milhões de bicicletas. Os municípios tentam se adaptar a essa nova onda que propõe uma vida saudável, não poluente e que alivia muitos problemas atuais de mobilidade urbana. Pedalando junto com essa proposta, foi criado CIRCOCICLETAo, que pretende valorizar esse meio de transporte e lazer, transformando-o também em um palco para a arte.



FICHA TÉCNICA

Direção: João Lima

Produção: Ive Alencar

Cenário e Figurino: Agamenon de Abreu

Atuação:      Ive Alencar / Palhaça Vareta

                   Agamenon de Abreu / Palhaço Resumo

                   Fábio Neves / Palhaço Morotó

                   Nayara Homem / Palhaça Taquara

                   Andrea Rabelo / Palhaça Pelúcia



Programação :

FEIRA DAS SETE PORTAS  

28 de maio – às 9h – quinta-feira

MERCADO DO OGUNJÁ

29 de maio – às 10h – sexta-feira

FEIRA DE ITAPUÃ

30 de maio – às 9h – sábado

ORLA DO FAROL DA  BARRA

12 de junho – às 19h – sexta

13 de junho – às 16h – sábado

14 de junho – às 09h – domingo



GRUPO VIAPALCO



O Viapalco é um grupo profissional e juntamente com outros grupos de Salvador/BA fundou a Cooperativa Baiana de Teatro. Iniciou suas atividades no ano de 1998 e desde então desenvolve um trabalho de exploração, pesquisa de diversas técnicas e linguagens das artes cênicas: Teatro de Improvisação, teatro antropológico, dança-teatro, técnicas de Palhaço, técnicas circenses, teatro de rua, entre outros. Como conseqüência de vários processos de trabalho, muitos espetáculos foram montados, sendo que seis se mantém como espetáculos de repertório do grupo. Atualmente, conta com seis integrantes, dos quais quatro estão desde a fundação. O Viapalco é membro do Coletivo Âmbar (Coletivo de Grupos de Teatro da América Latina).



ESPETÁCULOS MONTADOS



A AVE (2013) - Espetáculo adulto, solo multimídia de Agamenon de Abreu, narra a estória de um home que tem sua vida transformada ao se deparar com uma misteriosa criatura de asas. ESPETÁCULO DE REPERTÓRIO



VIRA LONA – LONA VIRA (2011) – Espetáculo para todas as idades, onde o grupo extrapola os limites do “circo-teatro” se enveredando pelos caminhos do “novo circo” ou “circo contemporâneo” para contar a história de um dono de circo que sonha com um circo só de palhaços. ESPETÁCULO DE REPERTÓRIO



DIA DE CIRCO (2008) – Espetáculo infanto-juvenil, criado a partir da investigação da linguagem Circo-teatro. Narra história de duas crianças que estão em busca do avô que fugiu com um circo e terminam como palhaços do circo do avô. ESPETÁCULO DE REPERTÓRIO.



O NARIZ DO POETA (2005) – Espetáculo adulto que homenageia os grandes poetas da literatura brasileira. Este trabalho foi resultado do aprofundamento do treinamento e pesquisa da arte e técnica do palhaço após um contato com o Grupo Lume. ESPETÁCULO DE REPERTÓRIO.



O CIRCO DE UM HOMEM SÓ (2001) – Espetáculo solo que explora a técnica do palhaço de rua, construído a partir de “reprises” e interações, brincando com as diversas técnicas circenses tradicionais. ESPETÁCULO DE REPERTÓRIO.



O GRANDE CIRCO DA PAIXÃO... DE CRISTO (2001) – Primeiro contato do Grupo com o teatro épico, conta a história de um circo em decadência que decide montar a história da Paixão de Cristo.



MEU QUINTAL (2000) – Espetáculo que resgata e estimula a prática das brincadeiras infantis tradicionais. Fruto do trabalho de pesquisa de uma forma espontânea de representar “O Teatro Brincado”. ESPETÁCULO DE REPERTÓRIO.



A VELHA, O CHICLETE E A BANANA (1999) - Explorando a conexão entre o palhaço e o brincante de manifestações folclóricas populares, o espetáculo é composto por duas esquetes clownescas entremeada uma por brincadeiras populares.



O TRIBUNAL DOS DIVÓRCIOS (1999) - Utilizando a obra do espanhol Miguel de Cervantes, é resultado do processo de estudos, leitura e interpretação de textos da dramaturgia convencional.



PRAÇALHADA, O Circo da Vida (1998) – Criado a partir de improvisações, jogos e exercícios teatrais exercitando a construção de personagem, composição de cena e expressão vocal. Espetáculo composto por cenas curtas, bem-humoradas e pontuadas por cantigas populares.



Prêmios, editais e indicações:

§     Indicação ao prêmio Braskem de Teatro/2013 em duas categorias: Melhor Texto e na Categoria especial pelo Cenário e Figurino com o espetáculo “A Ave”;

§     Edital de Mobilidade Artística e Cultural /2012 – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia;

§     Edital de Demanda Espontânea /2011 – Fundo de Cultura;

§     Prêmio Fura-Fura de Apoio às Artes Circenses /2010 - da Fundação Cultural do Estado da Bahia;

§     Indicação, no Festival Nacional de Ipitanga 2009, para melhor espetáculo, melhor direção e melhor atriz coadjuvante com o “O Nariz do Poeta”;

§     Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo 2009;

§     Prêmio Jurema Penna/2008 e 2009 da Fundação Cultural do Estado da Bahia;

§     Indicação para o prêmio Braskem/2008 de melhor espetáculo infanto-juvenil com “Dia de Circo”;

§     Prêmio Braskem/2005 de melhor espetáculo adulto na categoria júri popular com “O Nariz do Poeta”;



Convites e seleções:

·         Festival Xistinho, Artes, Brincadeira e Traquinagem /2013

·         Mostra Sesc de Artes Aldeia Pelourinho 2007, 2008, 2012 e 2013

·         Mostra Sesc de Artes Aldeia Mulungú 2013

·         FENATIF – Festival Nacional de teatro Infantil de Feira de Santana - BA /2013

·         Programa Cultura na Copa – Copa das Confederações – Salvador-BA /2013

·         Grupo convidado a participar do Primer Festival Itinerante de Teatro Latinoamericano Âmbar – I FITLÂ / 2013 - Costa Rica

·         Participação no livro: Cartografia de Grupos de Teatro do Nordeste, de Fernando Yamamoto (Clowns de Shakespeare-RN) /2012

·         Participação no programa de televisão especial para o dia das crianças: “Assembléia de Palhaços” /2012 – TVE Bahia

·         Festival Internacional de Palhaços Ri Catarina /2012 – Florianópolis, Santa Catarina

·         Fest Cineamazônia / 2012 – Rondônia -RO

·         Festival de Teatro da Casa Anísio Teixeira /2012 - Caetité-BA;

·         Festival Xistinho, Artes, Brincadeira e Traquinagem /2012

·         Intercâmbio e participação em curta metragem em parceria com o grupo francês Cia Du P'tit Doigt em comemoração ao Ano da França no Brasil /2009.

·         Festival Nacional Ipitanga de Teatro /2009;

·         Projeto Tem Teatro no Pelô/2008;

·         Projeto Semana do Teatro no Pelô/2008;

·         Festival Nacional de Teatro Infanto-Juvenil de Feira de Santana/2008;

·         Festival de Teatro da Casa Anísio Teixeira/2008 Caetité-BA;

·         Viva Teatro/Viva Viva o Circo/2007;

·         Projeto Domingo Tem Teatro /2005 e 2007;

·         Festival de Inverno de Lençóis-BA/2006;

·         Projeto Caminhos da Arte/2006 - da Secretaria Municipal de Educação de Salvador;

·         Circuladô Cultural/2005 e 2006 - da Fundação Cultural do Estado da Bahia;

·         Palco Sobre Rodas - da Unidade Brasil Marketing Cultural/2005 e 2006;

·         Circuito Cultural Banco do Brasil/2005;

·         Projeto Escola Entra Em Cena/2004 e 2005 - da Secretaria Municipal de Educação de Salvador.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑